Futebol Internacional

Gareth Bale: de herói a moeda de troca por Neymar no Real Madrid

Veja / Placar | 22/07/19 - 16h15
Ricardo Nogueira / Folhapress

O destino pode ligar Gareth Bale a Neymar novamente. No verão de 2013, os dois chegaram à Espanha por quantias milionárias e com status de futuras promessas do futebol mundial, alimentando ainda mais a rivalidade entre Real Madrid e Barcelona. Mas, apesar de terem triunfado em campo, ambos saíram pela porta de trás. O galês, na verdade, ainda não oficializou seu adeus, mas nem mesmo o técnico Zinedine Zidane fez questão de esconder: não há mais clima para Bale no Santiago Bernabéu. “Se ele for embora amanhã, melhor”, chegou a dizer Zidane, em frase bastante controversa no último fim de semana. Nesta segunda-feira, 22, o diário catalão Mundo Deportivo informou que o destino do meia canhoto pode ser o Paris Saint-Germain – numa transação envolvendo justamente Neymar, que preferiria voltar ao Barcelona, mas não descarta uma ida ao antigo rival.

Segundo o jornal, o Real Madrid enviou, há duas semanas, uma proposta de 90 milhões de euros (cerca de 378 milhões de reais) mais a cessão de Bale para ter Neymar, sonho antigo do presidente Florentino Pérez. Sabe-se, porém, que Nasser Al-Khelaifi, dono do PSG, não pretende liberar Neymar facilmente e vem tratando como “ridículas” as últimas ofertas, como a do Barcelona, que tentou repatriar o atacante por 40 milhões de euros (cerca de 168,7 milhões de reais) mais as cessões do meia Philippe Coutinho e do atacante francês Ousmane Dembélé.

O destino mais provável de Bale, por enquanto, parece ser o Beijing Gouan, time do brasileiro Renato Augusto, que, segundo o jornal inglês The Telegraph, lhe ofereceu um salário semanal de 500.000 euros (cerca de 2,1 milhões de reais por semana). O agente de Bale, Jonathan Barnett, disse não ter pressa para fechar negócio e fez duras críticas a Zidane por ter excluído o jogador do grupo de relacionados do Real Madrid para o amistoso contra o Bayern de Munique, nos Estados Unidos.

“Zidane é ingrato com Bale. Se sair é porque ele quer, não porque Zidane ou o Real Madrid o pressionaram. Ele continua sendo um dos cinco melhores do mundo e seu futuro seguirá em um grande clube”, afirmou Barnett em entrevista ao diário As. Bale, de 30 anos, tem um currículo bastante vitorioso no Real Madrid e foi protagonista em algumas das 14 taças que levantou pela equipe, incluindo quatro Ligas dos Campeões.