No dia dos pais, não vou indicar presentes e nem lugares para comemorar a data. Resolvi homenagear um chef pai, André Generoso, que escolheu Maceió para viver e empreender.
LEIA TAMBÉM
Graças a ele e a sua amada Claudia Mortimer, o nosso Divina Gula, digo nosso, porque o restaurante faz parte da história da vida de muitos alagoanos e ilustres visitantes, muitas gerações foram criadas com o caldinho de feijão com torresmo, assim somos “filhos” das comidinhas do André Generoso, que nutriu nossas alegrias, amizades há 27 anos. E que venham mais décadas da boa comida mineira e brasileira.
De bom chef de cozinha a excelente pai, filhos do André, Diogo e Vitor, literalmente, se criaram nos temperos e aromas do Divina Gula. Diogo está à frente da gestão do restaurante. Já Vitor, segue os passos do chef André, cozinha divinamente, e estuda na escola de gastronomia Institut Paul Bocuse – Lyon.
Das comidinhas criadas pelo chef André Generoso, o filho Diogo gosta do Ojo de Bife (corte de carne especial mal passado acompanhado de farofa de ovo com banana refogada no gengibre, batata frita e arroz de alho). Vitor é fã da Desfiada Confiada (carne de sol desfiada acebolada sob purê de inhame, abobrinhas frescas, queijo minas e banana da terra frita). Bom, eu, cria adotiva, do Divina Gula, amo o tradicional prato mineira, Tutu a Mineira.
André com os filhos Diogo e Vitor, e amada Cláudia Mortimer, 27 anos de Divina Gula. Foto acervo do Divina
O chef André Generoso não passou pela escola de gastronomia, mas estudou nos melhores fogões de lenha na cidade de Sabinópolis, terra das pedras preciosas, do caminho do ouro, dos tropeiros, berço da gastronomia mineira.
A tradição é o principal ingrediente da cozinha do André Generoso, mas sua paixão se estende pela gastronomia brasileira até a sua horta orgânica, em formato de mandala, com plantações de quiabo, pimentas (até a peruana aji), tomates, couve, cebolete e até a amazonense Jambú (erva que adormece a língua), uma tradição da culinária de Belém do Pará. Ao todo são 18 variedades de tempero na horta mandala, que é uma técnica do interior da Paraíba, que simboliza o universo, traz boa energia para as plantas e diminui o consumo de água.
Pela história, empreendedorismo e sabores, minha homenagem a todos os pais chefs de cozinha em nome do André Generoso. Comida de pai, ninguém esquece também.
LEIA MAIS
+Lidas