Nordeste

Golfinho é encontrado morto na praia do Pina, em Recife

Diário de Pernambuco | 05/02/20 - 12h01
Adriano Artoni/Cortesia

Um golfinho foi encontrado morto na praia do Pina, na Zona Sul do Recife, na manhã desta quarta-feira (5). De acordo com ambientalista Adriano Artoni, que encontrou o animal na faixa de areia, o golfinho apresenta marcas de objeto cortante, como faca, e ainda mordidas de tubarão.

O golfinho era um macho, da espécie rotador, pesava 60 quilos e tinha cerca de 2 metros de comprimento. A mordida de tubarão, segundo o ambientalista, possui cerca de 30 cm. "Pelas marcas que a gente vê, dá para perceber uma mordida de tubarão, mas o animal também foi cortado com faca. Eu o encontrei por volta das 5h e acionei a Emlurb e Secretaria de Meio Ambiente do Recife e fiz as identificações", comenta Artoni.

No Recife, é frequente a presença de três espécies de golfinhos: boto-cinza, golfinho-nariz-de-garrafa e golfinho-rotador. "Na nossa costa temos três espécies que frequentam naturalmente nossa praia. Temos uma cadeia de arrecifes comum no nosso litoral, na área metropolitana que os golfinhos, botos, golfinho, peixe-boi, tartaruga, baleias, passam aqui para se alimentar. Não só de algas, como crustáceos, peixes", comenta o ambientalista.