Tecnologia

Golpe usa vídeos falsos no Facebook para infectar usuários; entenda

25/04/16 - 14h56


A empresa de segurança ESET identificou recentemente um golpe que usa vídeos falsos no Facebook para infectar o computador de diversos usuários. Segundo a companhia, em uma semana, mais de 10 mil ameaças foram detectadas em todo o mundo.

Para enganar os usuários, o golpe se passa por um perfil real ou por uma mensagem no Messenger de um contato com os títulos "Meu primeiro vídeo", "Meu vídeo", "Vídeo privado" ou uma série de caracteres gerados aleatoriamente. A mensagem parece sempre ter sido enviada por um contato real, parecendo confiável.


Reprodução
Ao abrir a mensagem, o usuário é indicado para que clique em um link para que o vídeo seja reproduzido. O endereço abre um site falso do YouTube que pede para instalar uma extensão adicional, que se trata de um plugin malicioso que infecta o navegador do usuário e propaga o malware para os contatos da lista de amigos da conta do Facebook salva na máquina.

Até o momento, o ataque só ocorreu no Google Chrome.


O que fazer ao ser vítima do golpe?

1. Remova imediatamente a extensão “Make a GIF” do navegador Chrome

Digite "chrome: // extensions /" na barra de endereços ou vá até o canto superior direito e selecione "Personalizar e controlar o Google Chrome" -> "Mais ferramentas" ->"Extensões" -> "Make a GIF" -> "Remover do Chrome" .

2. Fique atento com os links nos quais clica

Se certifique que o endereço é confiável antes de clicar ou fazer o download de arquivos. É importante também manter o PC protegido.