Mundo

Golpes românticos crescem 50% em 2020

Isto É | 23/02/21 - 22h11
Ilustração

Segundo o Federal Trade Commission (FTC) dos Estados Unidos, o dinheiro perdido em golpes envolvendo relacionamentos românticos na internet subiu 50% em 2020. No país, US$ 304 milhões foram roubados com este tipo de golpe, o equivalente a R$ 1,6 bilhão.

Entre 2016 e 2020, o número de reclamações triplicou, enquanto a quantidade de dinheiro roubada aumentou mais de quatro vezes. A faixa etária mais atingida pelas fraudes em 2020 foi a de 40 a 69 anos.

Segundo a empresa de cibersegurança ESET, os golpes românticos acontecem tanto em aplicativos de relacionamento quanto em redes sociais. Os cibercriminosos estabelecem um relacionamento falso com as vítimas e o mantêm por um tempo. Após conquistar a confiança, o golpista inventa uma história triste e pede ajuda financeira urgente. Quando a vítima transfere o dinheiro, o golpe está finalizado.

“Para se proteger de golpistas que assombram esses sites e aplicativos de namoro online, bem como as mídias sociais, é importante estar sempre vigilante e atento a fotos falsas, promessas rápidas de amor eterno ou desculpas que você não pode cumprir, bem como a outros sinais reveladores de uma fraude em potencial”, alertou Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET na América Latina.