Alagoas

Governador anuncia prorrogação do decreto de combate à pandemia por mais 15 dias

Redação TNH1 com Agência Alagoas | 10/06/21 - 18h14
Agência Alagoas

Por meio de suas redes sociais, o governador de Alagoas, Renan Filho, anunciou, na noite desta quinta-feira, 10, que renovou por mais 15 dias o decreto que define as medidas de combate à pandemia do novo coronavírus. Segundo o governador, a alta taxa de ocupação de leitos e o número de óbitos foram determinantes para que o decreto fosse prorrogado sem nenhuma alteração.

“Renovei, sem alteração, por 15 dias, o decreto relativo ao Plano de Distanciamento Social Controlado. A taxa de ocupação de leitos e o número de óbitos seguem altos e balizaram a decisão”, publicou Renan Filho, que também alertou à população: “Evitem aglomerações, usem máscaras. Vacine-se quando chegar sua vez. Proteja sua vida!”, escreveu o governador.

BLOG: governo tenta encontrar o difícil equilíbrio entre negócios e Saúde

    Portanto, as mesmas regras do decreto anterior (nº 74.511) continuam em vigor. O funcionamento de estabelecimentos comerciais e o acesso a praias, rios e marinas seguem vedados aos fins de semana e feriados, e o horário segue o exposto no decreto. Academias, clubes e centros de ginásticas permanecem fechados aos domingos e feriados, e a restrição de horário para circulação de pessoas continua mantida entre 05h e 20h, todos os dias.

    A seguir, confira as medidas renovadas com o novo decreto:

    ► Segue vedado o acesso, a circulação e utilização das praias, marinas, rios e lagoas, inclusive os calçadões, no sábado, domingo e feriados, para qualquer tipo de atividade comercial ou social, bem como atividades físicas.

    ► No comércio, as lojas do Centro funcionam das 9h às 17h, de terça a sexta-feira, e permanecem fechadas a segundas-feiras, além de fins de semana e feriados. A restrição é a mesma para as lojas de rua e galerias, mas com horário de funcionamento diferenciado: 10h às 18h. Já a abertura dos shopping centers fica vedada também às terças-feiras, além de fins de semana e feriados, com horário de funcionamento entre 11h e 20h.

    ► No caso dos bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres, a abertura aos sábados e domingos pode ocorrer apenas por serviços de entrega, inclusive por aplicativo, e na modalidade “Pegue e Leve”, sendo expressamente proibido o consumo local, tanto de bebidas quanto de comidas. Entre segundas e sextas, o funcionamento normal segue liberado das 5h às 20h.

    ► Academias, clubes e centros de ginásticas continuam a abrir as portas entre segunda e sexta, das 5h às 20h, mas com funcionamento proibido aos domingos e feriados.

    ► Restrição de horário de circulação das pessoas nas ruas e logradouros públicos das 21h às 5h.

    ► Teatros, museus, parques temáticos e cinemas permanecem fechados.