Alagoas

Governador empossa novos secretários de Estado nesta quarta (1) e quinta-feira (2)

Christian Teixeira e Fabrício Santos serão empossados na Saúde e na Secretaria do Planejamento, respectivamente

01/02/17 - 09h29 - Atualizado em 01/02/17 - 09h41

O governador Renan Filho empossa nesta quarta (1º) e quinta-feira (2) os novos secretários de Estado da Saúde, Christian Teixeira, e de Planejamento, Orçamento e Gestão, Fabrício Marques Santos. O substituto de Rozangela Wyszomirska na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) assume o cargo às 16h desta quarta, na sede da Sesau, em Jaraguá.

Já o novo titular da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) ascende ao cargo às 9h de quinta-feira, na sede da pasta, no Centro de Maceió.

Currículos

Christian Teixeira, antes de comandar os destinos da Seplag desde janeiro de 2015, exercia a advocacia e ostenta um vasto currículo. Ele é pós-graduado em Direito Eleitoral pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), onde também fez sua graduação. Especializou-se nas áreas de Direito Administrativo, Eleitoral, Cível e Trabalhista.

Teixeira ainda foi secretário-geral da Comissão de Ética na Administração Pública da Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional Alagoas – OAB/AL. Foi ainda assessor especial do Gabinete do ex-prefeito de Maceió Cícero Almeida. Na ocasião, foi ex-procurador-chefe de Licitações, Contratos e Convênios. O secretário ainda foi ex-consultor jurídico do Fundo de Previdência do Município de Mar Vermelho/AL. Exerceu também a assessoria jurídica da Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas, assim como também o cargo de assessor jurídico do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJ-AL).

Já Fabrício Marques Santos ganhou destaque como secretário especial da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Ajudou a incrementar a arrecadação do Estado desde o ano de 2015. Sua experiência na pasta de Fazenda vem desde os tempos em que foi coordenador de Assuntos Federativos da Secretaria de Estado da Fazenda do Rio de Janeiro.

O novo secretário de Planejamento de Alagoas é mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e já desenvolveu atividades no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com trabalho de gestão do Sistema de Contas Nacionais do Brasil.

Em Alagoas, Santos passou a integrar a equipe da Secretaria de Estado da Fazenda a partir de 2015, como secretário especial do Tesouro Estadual.

Em 2016, na mesma secretaria, passou a coordenar os trabalhos da Receita Estadual, também como secretário especial.