Alagoas

Governador Renan Filho anuncia prorrogação de isolamento social em Alagoas

Novo decreto libera, a partir desta terça-feira (23), os treinos dos clubes alagoanos de futebol

Ana Carla Vieira | 22/06/20 - 20h26

O governador Renan Filho anunciou, na noite desta segunda-feira (22), que vai prorrogar as medidas de isolamento social em Alagoas por mais 8 dias, até o dia 30 de junho. A expectativa, segundo o governador, é que no começo do mês de julho, o estado já comece a implantar uma nova fase de distanciamento social controlado, com a fase laranja.  

A prorrogação tinha sido anunciada, em primeira mão, na última sexta-feira (19), pelo jornalista Ricardo Mota, em seu blog

"Vamos utilizar esse período de 4 dias úteis e 4 dias de feriado [de São João e São Pedro] para iniciarmos uma gradual, serena e responsável reabertura de atividades não essenciais, de modo que a gente não corra risco de involução nas fases", enfatizou Renan Filho. 

O governador anunciou também que os treinos dos clubes alagoanos de futebol estarão liberados já a partir desta terça-feira (23), desde que cumpram com as diretrizes estabelecidas pela secretaria de esporte. Mas só os treinos foram liberados, as competições esportivas seguem suspensas.

O decreto publicado nesta segunda (22) inclui um anexo, estabelecendo como se dará o distanciamento social e a evolução ou involução de fases. 

"Espera-se que no final desse decreto já possamos iniciar a evolução de fases, se os indicadores confirmarem sua tendência", enfatizou o governador.

"Estamos num momento em que precisamos muito da colaboração de todos. Estamos muito mais próximos de iniciarmos um distanciamento social controlado. Mas é fundamental dizer a todos: a colaboração de cada cidadão é muito importante. Para que a gente consiga avançar, as pessoas precisam manter as medidas de higiene, especialmente lavar as mãos, e manter o distanciamento de terceiros, de 2 ou 3 metros. O terceiro ponto é o uso da máscara", disse Renan Filho. 

"Estamos há mais de 100 dias de isolamento, isso não é simples para uma sociedade desigual. Por isso precisamos criar as condições para que a gente oriente o cidadão e gradativamente a gente estabeleça uma convivência com o vírus. Até a chegada de uma vacina, ou de um remédio eficaz, que ainda não foi apresentado pela ciência, nós vamos precisar conviver com a doença", pontuou.

O governador anunciou, ainda, que no próximo dia 26 de junho vai apresentar uma matriz de risco elaborada para avaliar a possibilidade de avanço de fases. E confirmou que a próxima a ser implantada será a fase laranja, seguida da amarela, azul e verde.

Nesta matriz de risco serão considerados "eixos estratégicos" que envolvem capacidade da ocupação hospitalar e também evolução epidemiológica.

Acompanhe à coletiva de imprensa: