Geral

Governo adota articulação de secretarias como política de prevenção à violência

18/11/15 - 19h16

Governo do Estado fortalece ações de prevenção da violência em Alagoas (Crédito: Márcio Ferreira/Agência Alagoas)

Governo do Estado fortalece ações de prevenção da violência em Alagoas (Crédito: Márcio Ferreira/Agência Alagoas)

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), realizou, nesta quarta-feira (18), o I Seminário Alagoas nos Rumos da Prevenção. O evento, que aconteceu no Hotel Radisson, em Maceió, marca a nova política estadual de prevenção que vai se articular com várias secretarias de Estado para centralizar ações estratégicas de precaução à criminalidade e controle social nos territórios de maior vulnerabilidade.

O seminário é considerado o primeiro trabalho de difusão do decreto, que será assinado pelo governador Renan Filho e que institui a política estadual de prevenção à violência.

De acordo com o secretário Jardel Aderico, é preciso unir todos os esforços para uma ação ampla e efetiva no tocante ao tema.

“É necessário confirmar uma lógica muito conhecida: tecer uma nova política de prevenção, um novo jeito de cuidar das pessoas. Traçar metodologias coletivas para gerar política de prevenção com olhar mais humanizado”, pontuou o secretário.

Para Aderico, a nova política precisa seguir os passos de uma consciência que gera sentido. “Nosso cérebro contém informação, mas também interpreta e produz sentidos. Peço para que todos os envolvidos mergulhem nesse trabalho tão importante”, disse.

O secretário do Trabalho e Emprego, Rafael Brito, disse que a prevenção é um dos pontos centrais do Governo de Alagoas.

“Quando há prevenção, não é necessário a repressão. É a inteligência vencendo a violência. A sociedade também pode e deve fazer tudo que estiver ao seu alcance para se antecipar e evitar a violência. O Estado está aqui para incentivar e ajudar a prevenir. É uma via de mão dupla, uma complementa a outra”, destacou, ao ler a mensagem enviada pelo governador Renan Filho.

Para o líder do Movimento de Humanização das Grotas, Robson Lima, é a primeira vez que ações dessa natureza conseguem tomar dimensões animadoras para o Estado.

“Pela primeira vez um governo reconheceu que grotas existem. Quando ouvi os jovens do Pelotão Mirim do 3º Batalhão da Polícia Militar cantando o hino nacional fiquei aqui pensando nos jovens das grotas que muitas vezes não têm oportunidades, mas essa realidade vai mudar”, disse a liderança logo após a apresentação do Pelotão Mirim.

A prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, destacou a importância do trabalho em conjunto em busca de soluções inteligentes relacionadas à prevenção.

“Que bom que o governador Renan Filho teve a sensibilidade de compreender que a prevenção precisa se propagar para todo o Estado. Essa sinergia entre as secretarias e a sociedade civil é primordial para que as ações aconteçam de forma efetiva. Colocamo-nos à disposição para seguir os caminhos e trabalhar entendendo que cada um de nós podemos e devemos fazer uma ação séria de prevenção em Alagoas”, enfatizou.

A abertura do seminário teve a presença de vários secretários de Estado, da Polícia Militar, de movimentos sociais e da sociedade civil.

O evento prosseguiu com as palestras do professor João Roberto Araújo com o tema: “Aspectos gerais sobre o fenômeno da violência” e do  representante da Nações Unidas, Rafael Franzini-Batlle, com o tema “Estratégias de integração de boas práticas para a América do Sul”.



Fonte: Agência Alagoas