Maceió
Casal suspende temporariamente abastecimento em parte da Ponta Verde para reparos
Prefeitura corrige Diário Oficial e diz que não autorizou extração de sal-gema em Maceió
Corujão 24h: Maceió imuniza idosos a partir de 60 anos neste fim de semana; veja horários
Maceió vai testar vacinação 24h nos pontos drive-thru neste fim de semana
Braskem diz que licenças da Prefeitura são para construção de canteiros
Prefeitura concede licença ambiental para atividades da Braskem por mais 2 anos no Pinheiro
Alagoas
450.953 doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em Alagoas
Boletim: Alagoas registra mais 24 mortes e 614 novos casos de Covid-19
Alagoas inicia campanha de vacinação contra Influenza dentro de 15 dias
Seris inicia vacinação de policiais penais contra a Covid-19
Semarh emite alerta de chuvas fortes no litoral e zona da mata de Alagoas neste fim de semana
434.510 doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em Alagoas
Nordeste
'Quero reencontrar meus filhos', diz jardineiro após 15 anos preso sem que houvesse processo
Explosão em residência deixa ao menos 5 pessoas feridas em Natal
Consórcio do Nordeste espera Anvisa para trazer 66 milhões de doses da Sputnik V
PF investiga fraude em licitação de máscaras em São Luís
Pernambuco inicia retomada gradual de aulas presenciais
Teresina inclui jornalistas na lista de grupo prioritário para vacinação
Polícia
Idoso é detido após ferir esposa com faca e atear fogo no quarto da casa
Assaltante ataca PMs com faca, é baleado e acaba preso no Prado
Pedido cancelado em aplicativo termina em ameaça e protesto de entregadores em Maceió
Homem é baleado na cabeça, foge por mata e busca socorro em posto de saúde
Morador de residencial ameaça população com arma e é preso em Cidade Universitária
Preso por tráfico, jovem confessa que guardava cocaína na casa da avó de esposa
Televisão
Química de 'Gilthur', choro de Pocah e Viih provocando Juliette marcam festa do BBB21
João é o Anjo da semana e Arthur e Pocah ficam o Monstro
Gente Famosa
Simone divulga vídeo com Simaria emocionada ao conhecer a sobrinha Zaya; assista
Caio vence prova do líder e Viih Tube diz que ganhou "novo pai" no BBB
Um ano após morte de Flávio Migliaccio, família luta para receber R$ 33 milhões
Anitta homenageia mulheres do Rio de Janeiro para divulgação de 'Girl from Rio'
Apenas 48% dos consumidores atendem aos chamados de recall de automóveis. No caso de caminhões, este percentual cai para 39%; e de autopeças, para 14,7%. De um total de 21,2 milhões de produtos que tiveram chamado de recall, nas mais diversas áreas, apenas pouco mais de 5,2 milhões de pedidos (24,8%) foram atendidos.
Diante desses dados, divulgados hoje (1º), pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o governo anunciou novas regras para dar mais eficiência aos recalls, de forma a evitar ainda mais riscos para o consumidor. Os recalls são feitos quando as empresas identificam, em seus produtos, defeitos de fábrica, que precisam ser ajustados posteriormente por implicar em risco à segurança dos consumidores.
A fim de aperfeiçoar as regras para os recalls, serão publicadas, no Diário Oficial da União de amanhã (2), duas portarias que atualizam a regulamentação das campanhas de chamamento, dando a elas maior visibilidade.
As empresas terão de disponibilizar, em local visível de seu portal na internet, as informações sobre recalls de produtos pelo prazo mínimo de 5 anos. Além disso, deverão informar à Secretaria Nacional do Consumidor, de imediato, sempre que identificar a necessidade de investigar possíveis defeitos em seus produtos, bem como apresentar planos de mídia detalhados para as campanhas de recall.
Serviço
Uma das portarias será assinada em conjunto com o Ministério da Infraestrutura, por abranger um dos setores que mais têm feito recalls, o automotivo. Por meio dessa portaria, será criado o Serviço Nacional de Notificação de Recall de Veículos.
Para o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, o recall de veículos é mais "sensível" porque o automóvel "pode se tornar um caixão tanto para quem dirige como para os transeuntes”. Entre as medidas previstas esta a de constar, no documento do carro, emitido anualmente, a informação de que o veículo não está com o recall atualizado.
“O proprietário do veículo será notificado via sistema, por e-mail, e outros meios que o Denatran entender adequados, para atender a uma campanha de recall, porque o veículo está com defeito e ele terá de levá-lo para consertar. Se não atender o chamamento, no ano seguinte ficará constando no documento do veículo. É um incentivo para que o consumidor atenda o pedido de recall, evitando inclusive que seu carro seja desvalorizado na hora da revenda”, explicou o secretário Nacional de Defesa do Consumidor, Luciano Timm.
De acordo com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, as novas regras criam condições para a localização dos proprietários de veículos, em especial nas situações em que eles foram revendidos. “Ao atualizarmos [os cadastros], teremos condições de, por meio do sistema do Denatran e do Renavam, identificar quem é o atual proprietário do veículo, aumentando a efetividade do recall e garantindo a segurança das pessoas”, disse.
Campanhas
Desde 2014, foram realizados 701 campanhas de chamamento para recalls em todo o país. Desse total, 517 (73,75%) foram de automóveis; 72 (10,27%) para motocicletas e 16 (2,28%) para caminhões. Em seguida estão os recalls para alimentos, com 14 campanhas (2%); seguido dos relativos a acessórios de informática, com 11 campanhas (1,56%); bicicletas, nove campanhas; medicamentos, oito campanhas, e produtos infantis, seis campanhas.