Alagoas

Governo começa hoje atualização de cadastro bancário dos servidores estaduais

01/02/17 - 11h27
TNH1

O governo de Alagoas inicia, nesta quarta-feira (1º), o processo de atualização cadastral bancária de todos os servidores públicos estaduais, incluindo comissionados e funcionários efetivos ativos, inativos e pensionistas, de acordo com a Resolução nº 3.402, de 2006, do Banco Central.

Os secretários da Fazenda, George Santoro, do Alagoas Previdência, Roberto Moisés, e o novo secretário de Gestão e Planejamento, Fabrício Santos, nomeado na última terça-feira (31), além do Superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF) em Alagoas, Kleber Coelho Paz, explicaram que o prazo cadastral, aberto hoje, se encerra em 15 de março e, a priori, não será prorrogado.

“Não estamos trabalhando com a prorrogação desse prazo, mas estamos acompanhando a possibilidade de uma greve de agentes de segurança privada, e outras contingências mais pontuais. Caso alguma coisa nesse sentido ocorra, vamos avaliar a necessidade de uma possível prorrogação, mas não estamos trabalhando com essa possibilidade”, explicou Santoro.

De acordo com Santoro, atualmente, o Estado mantém mais de 80 mil servidores, entre ativos, aposentados e pensionistas, e a atualização é obrigatória para todos eles, sob o risco de suspensão dos salários até a regularização.

Ele explicou ainda que a regularização dos dados deve-se à renovação do contrato entre o Estado e a CEF, uma vez que o anterior foi firmado antes de 2006, data da publicação da resolução do BC que fixou novas regras para as aberturas de contas salários.

Para atualizar os cadastros, os servidores devem comparecer às agências da Caixa, mas antes devem fazer o agendamento no endereço eletrônico: http://agendamento.sefaz.al.gov.br. Pela previsão feita pela Caixa Econômica, a atualização deve demorar menos de cinco minutos, com isso o Estado estima uma média de 3.500 atendimento por dia.

Ao todo em Alagoas, a Caixa Econômica Federal tem 56 unidades em funcionamento.