Cultura

Governo de AL dispõe muro do Arquivo Público como tela artística de pintura contemporânea

Secom Alagoas | 27/03/24 - 09h15
Pei Fon/Secom Alagoas

O Governo de Alagoas disponibilizou o muro lateral do prédio histórico do Arquivo Público Estadual para servir como tela de pinturas contemporâneas do artista visual Pedro Lucena. Sem qualquer custo para o Estado, e com total investimento do setor privado, a iniciativa tem o objetivo de preservar e valorizar o espaço público, como um local urbano de promoção artística genuinamente alagoana. O mural foi inaugurado na tarde de terça-feira (26) e homenageia as etnias femininas do estado. 

A superintendente do Arquivo Público de Alagoas, Wilma Nóbrega, disse que a pintura artística de Pedro Lucena preserva o espaço público, difunde a cultura e atrai o público para conhecer ainda mais o local. "O Arquivo Público, que é um órgão do Estado, ligado ao Gabinete Civil, é responsável pela memória arquivística com documentos datados desde início do século 17. E esse conjunto de acervos fotográficos, manuscritos, mapas e documentos de várias espécies, somado a esse trabalho artístico vai atrair os visitantes com uma proposta moderna e contemporânea", disse Wilma Nóbrega, ressaltando que o Arquivo Público foi criado em 30 de dezembro de 1961.

O artista Pedro Lucena explicou que a ideia da exposição foi apresentar a  diversidade das mulheres brasileiras. "São pinturas de rostos que podem ser encontradas no cotidiano. Cada pedaço do rosto delas tem fragmento de uma cor de um tom de pele. E além de celebrar a diversidade e ressignificar o espaço público, a obra artística visa ao empoderamento das mulheres brasileiras”, disse.

Pedro Lucena contou que os rostos foram criados durante a pandemia da Covid-19. "Os desenhos que originaram as pinturas foram feitos durante a pandemia para não ficar sem trabalhar e sem renda. Todos esses rostos de mulheres existiam antes em papel e agora se apresentam nesse espaço público, tornando-se conhecidos", afirmou o artista, agradecendo o Governo do Estado e destacando que o mural traz a imagem de rostos de seis mulheres.

Além de homenagear a beleza das mulheres alagoanas, a obra artística, conforme explicou o diretor de produção do Módulo, Henrique Muniz, visa à revitalização e ressignificação do espaço público. "Estamos buscando através da arte de Pedro Lucena usar o espaço público existente para usar como atrativo cultural para o bairro do Jaraguá, o Arquivo Público, a sociedade em geral e para os turistas. A ideia é levar a contemplação, preservação, consciência artística e educação, valores são fundamentais para a evolução de uma sociedade", disse.

Henrique Muniz também agradeceu o apoio do Governo do Estado para a uso do muro lateral do Arquivo Público de Alagoas para a exposição e democratização da cultura local. "Esse apoio do Governo de Alagoas faz com que os alagoanos olhem para os artistas da terra, a exemplo de Pedro Lucena. Então, a gente dá acesso à população de forma democrática à arte, que antes só era consumida em espaços fechados, como museus, galerias e mostras", ressaltou.

Natural de Santa Catarina e morando há 15 anos em Maceió, a historiadora Luana Teixeira prestigiou a inauguração e aproveitou para fazer vários registros através de vídeos e fotos, a exemplo de selfie no mural artístico. "Eu soube do evento porque frequento sempre o Arquivo Público que eu frequento aqui. Eu já acompanho o trabalho do Pedro Lucena. Acho seu trabalho muito lindo. Aqui em Jaraguá há outros murais pintados por ele e sabia que tinha outro mural já que ele tinha feito aqui no Jaraguá. A arte de Pedro Lucena valoriza ainda mais o Arquivo Público, que é uma instituição importante aqui de pesquisa no estado", destaca.

SOBRE O ARTISTA: Maceioense, Pedro Lucena iniciou sua carreira artística em 2007 e tem trabalhos de ilustração publicados em revistas nacionais e estrangeiras. Além das ilustrações, coleciona exposições no Brasil e em Portugal.