Mundo

Governo de região na Itália paga 700 euros a quem quiser morar por lá

Época | 12/09/19 - 08h18
Reprodução

Para atrair novos moradores, o governo da região de Molise, no sul da Itália, pretende oferecer 700 euros por mês, ao longo de três anos, a recém-chegados dispostos a viver por lá. Existe contrapartida: para ter o benefício, o novo residente precisa morar em local com menos de 2000 habitantes, além de se comprometer a investir em um negócio.

De acordo com o jornal italiano La Repubblica , os detalhes serão publicados no site do governo da região no próximo dia 16 de Setembro. E o projeto deve representar um investimento de 1 milhão de euros.

“Queremos fazer mais. Queremos que as pessoas invistam aqui. Quem vier pode abrir qualquer tipo de negócio: uma padaria, uma papelaria, um restaurante, qualquer coisa. É uma maneira de dar vida às nossas terras e também de aumentar a população”, disse Donato Toma, governador da região ao jornal britânico The Guardian.

Além dos incentivos individuais, cada localidade subpovoada irá receber 10 mil euros por mês para investir em infraestrutura e atividades culturais. “Não se trata apenas de aumentar a população”, diz Toma. “As pessoas também precisam de infraestrutura e de um motivo para ficar, caso contrário, voltaremos onde estávamos há alguns anos”.

Molise é uma região da Itália que soma 350 mil habitantes e vem registrando perda gradativa de moradores nos últimos anos.