Contextualizando

Governo federal define plano emergencial para atenuar efeito das chuvas em Alagoas

Em 13 de Julho de 2023 às 07:08

O Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, foi quem liderou a comitiva do governo federal que veio a Alagoas conhecer de perto a situação de calamidade provocada pelas fortes chuvas do final de semana passado.

Coube a ele sintetizar os planos oficiais para atenuar os efeitos da tragédia:

“Vamos trabalhar sempre em duas frentes: resposta, que envolve ajuda humanitária, restabelecimento, desobstrução e limpeza de ruas, cidades e estradas; e também reconstrução, quando há perdas de patrimônio, estradas, pontes e casas. Existe um planejamento para isso”.

Waldez Góes ressaltou a colaboração do Estado e dos municípios afetados no encaminhamento de soluções e destacou o empenho pessoal do presidente da República e de outros colegas de ministério:

“Renan Filho e Wellington Dias, em transversalidade, têm atuado conosco desde o primeiro momento do desastre. Também é importante ressaltar que o presidente Lula está, a todo o momento, envolvido na agenda. Ele nos telefonou desde que chegamos aqui, nos passou recomendações e, além de expressar solidariedade, reafirmou o compromisso integral do Governo Federal com o povo alagoano”.

Integrantes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) vieram a Alagoas para orientar as equipes de defesa civil locais e as prefeituras, numa visita técnica visando “avaliar as necessidades de cada município, ajudar os agentes locais na solicitação de reconhecimento federal da situação de emergência e na elaboração dos planos de trabalho para liberação de recursos para assistência humanitária e restabelecimento dos serviços essenciais, para que as cidades retomem a sua normalidade”, como ressaltou o portal “Brasil 61”.

O MIDR reconhece situação de emergência em 31 cidades alagoanas:: Atalaia, Barra de São Miguel, Branquinha, Cajueiro, Capela, Colônia, Leopoldina, Coqueiro Seco, Flexeiras, Ibateguara, Jacuípe, Joaquim Gomes, Maragogi, Marechal Deodoro, Matriz de Camaragibe, Murici, Paulo Jacinto, Paripueira, Penedo, Pilar, Quebrangulo, Rio Largo, São José da Laje, Santana do Mundaú, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, Satuba, Viçosa e União dos Palmares.

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas