Alagoas

Governo federal reconhece situação de emergência em mais duas cidades de AL atingidas pelas chuvas

TNH1 com Ascom MDR | 06/06/22 - 15h50
Reprodução

 O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu, nesta segunda-feira (6), a situação de emergência em mais duas cidades de Alagoas atingidas pelas chuvas: Igreja Nova e Passo de Camaragibe se juntam a outras 16 cidades que estão com situação de emergência vigente no estado. São elas: Feliz Deserto, Barra de São Miguel, Traipu, Coité Nóia, Marechal Deodoro, Santa Luzia do Norte, Maceió, Penedo, Roteiro, Coruripe, São Miguel dos Campos, Rio Largo, Jequiá da Praia, Coqueiro Seco e Lagoa da Canoa.

Além das duas cidades alagoanas, o o governo federal reconheceu a situação de emergência em mais 19 cidades do País atingidas por desastres naturais. Sete foram atingidos por chuvas intensas. São elas: Santa Luzia do Pará e Ourém, no Pará; Abreu e Lima, Aliança e João Alfredo, em Pernambuco; e Grão Pará e Urubici, em Santa Catarina. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Clique neste link para acessar.

Na lista de municípios beneficiados, nove foram atingidos por chuvas intensas. São eles: Igreja Nova e Passo de Camaragibe, em Alagoas; Santa Luzia do Pará e Ourém, no Pará; Abreu e Lima, Aliança e João Alfredo, em Pernambuco; e Grão Pará e Urubici, em Santa Catarina.

Afetadas por inundações, as cidades de Atalaia do Norte, Boa Vista do Ramos, Itacoatiara, Juruá, Santo Antônio do Içá e Tabatinga, no Amazonas, também obtiveram o reconhecimento federal, assim como o município de Tubarão, em Santa Catarina.

Castigadas por enxurradas, as cidades de Ciríaco, no Rio Grande do Sul, e São Martinho, em Santa Catarina, também entraram na lista. O mesmo ocorreu com os municípios mineiros de Miranda, atingido por vendavais, e Itanhomi, afetado por deslizamentos.

Por fim, a cidade de Uauá, na Bahia, teve a situação de emergência reconhecida por causa da estiagem.

Como solicitar recursos federais

Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD, a partir do Plano de Capacitação Continuada em Proteção e Defesa Civil. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos de capacitação.