Alagoas

Governo garante mais de meio milhão de reais para as prévias e o Carnaval em Alagoas

Anúncio do apoio às festividades foi comemorado nesta terça-feira pelos blocos carnavalescos que compareceram ao Palácio República dos Palmares

12/02/19 - 15h57

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Cultura, Paulo Poeta, oficializaram, nesta terça-feira (12), o apoio às prévias e aos festejos carnavalescos em Alagoas. O anúncio foi comemorado no ritmo do frevo, do samba e do maracatu, batuques e acordes executados pelos blocos e outras agremiações que lotaram o Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares.

O patrocínio às prévias em Maceió e o apoio financeiro aos blocos carnavalescos em todo o território alagoano - por meio de edital que será lançado nesta quarta-feira (13) no Diário Oficial do Estado - totalizam R$ 530 mil. “Todo mundo que tem um bloco de Carnaval, no seu bairro, na sua cidade, na sua comunidade, vai poder concorrer ao edital para que a Secretaria de Cultura do Estado auxilie esses grupos a ganharem as ruas neste Carnaval. Isso democratiza o acesso aos recursos públicos e de maneira transparente”, afirmou o governador.

O secretário Paulo Poeta explicou que o apoio do Governo do Estado está dividido entre o incentivo às prévias na capital - cujo ponto alto acontece com o desfile do bloco Pinto da Madrugada no dia 23 de fevereiro – e o edital destinado aos blocos que vão desfilar exclusivamente durante o Carnaval.

“A chamada pública vai contemplar 50 blocos em todo o estado. Isso é importante porque a gente não deve concentrar o Carnaval só nas prévias, porque os alagoanos ficam em Alagoas, os maceioenses ficam em Maceió e só uma parte, mais aquinhoada, é que busca outros carnavais, mas o grosso da nossa população está aqui e ela merece e deve participar do Carnaval”, justificou Paulo Poeta, destacando que a festa mais popular do país movimenta a economia, gera trabalho e renda.

Das mãos dos organizadores das agremiações carnavalescas, Renan Filho recebeu um troféu, um certificado e o kit do bloco Pinto da Madrugada. “Alagoas é o Estado da Federação que mais tem manifestações culturais vivas e a gente não pode deixá-las morrer. Essa iniciativa (o apoio do Governo do Estado) é muito importante. Quero, em nome da nova geração do Pinto da Madrugada e dos seus fundadores, dizer que estamos muito felizes e agradecidos”, declarou o diretor do bloco, Hermann Braga.  

O presidente da Liga Carnavalesca de Maceió, Dinho Lopes, afirmou que sem o apoio do Governo do Estado não seria possível realizar os eventos carnavalescos abertos ao público, somente os privados.  “Esse apoio é fundamental para que a gente consiga levar a todos os foliões do estado a alegria do Carnaval. Essa visão democrática do Governo em apoiar todos os eventos da prévia e durante o Carnaval é que nos fortalece e nos incentiva, cada vez mais, a seguir no caminho da alegria, da folia, mantendo as tradições”, declarou Dinho Lopes.