Alagoas

Greve dos Correios é suspensa em todo país e serviços são retomados

Dayane Laet | 18/09/19 - 07h13
Categoria retoma atividades | Agência Brasil

Os funcionários dos Correios decidiram em assembleia realizada nessa terça-feira (17), que a greve está suspensa, pelo menos até o julgamento o dissídio da categoria, que deve acontecer no próximo dia 2 de outubro. A informação foi confirmada pela Federação Interestadual dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect) e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect).

A paralisação, que começou na noite do dia 10 deste mês, foi decretada em todo país, na tentativa de manter os direitos do último acordo coletivo. Pelo acordo mediado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e aceito pelas assembleias estaduais dos funcionários ontem, ficou decidido que os serviços serão mantidos, mas a atenção para o julgamento do dissídio será mantida.

Em nota, os Correios em Alagoas informaram que “com o encerramento da paralisação parcial em todo Brasil, os Correios consolidarão as informações relacionadas aos impactos nas operações da empresa. As federações deliberaram pelo fim do movimento paredista. Essa foi a condição para que empresa aceitasse a proposta do Tribunal Superior do Trabalho de manter as cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho 2018/2019 até o dia 2 de outubro, data do julgamento do dissídio coletivo pelo colegiado do TST”.


 
A nota também afirma que “desde o início da paralisação parcial, os Correios colocaram em prática um plano de continuidade de negócios, estabelecendo ações de contingência para amenizar eventuais impactos à população. Entre as medidas estão o deslocamento de empregados administrativos para auxiliar na operação e a realização de mutirões nos fins de semana. As ações contingenciais continuarão a ser adotadas até que as entregas sejam normalizadas. Reiteramos que a rede de atendimento está funcionando normalmente em todo o país”.