Cultura

Grupo Cena Livre, apresenta “Um Inimigo do Povo”, em Maceió

As apresentações serão dias 4 e 5 de agosto, no Teatro Deodoro e dia 10 no Teatro Arte Pajuçara, às 20h.

31/07/18 - 15h03 - Atualizado em 31/07/18 - 15h27

Depois do sucesso de “O Diário de Anne Frank” e “Zelodaro Come Pano”, Ana Sophia Produções e Grupo Cena Livre, apresentam “Um Inimigo do Povo”,  obra clássica de Henrik Ibsen, um dos precursores do realismo no teatro, considerado por muitos o Shakespeare do teatro moderno. As apresentações serão dias 4 e 5 de agosto, no Teatro Deodoro e dia 10 no Teatro Arte Pajuçara, às 20h.

A peça, escrita em 1882, é de uma atualidade impressionante. O personagem central, Dr. Thomaz Stockman, interpretado pelo experiente ator Mauro Braga, descobre que os famosos banhos da cidade estavam contaminados, pois apareceram casos de tifo e febre gástrica. No relatório é demonstrado que a tubulação foi feita de modo errado, por isso a saúde de toda população está em risco.

Mas o médico ignora os fatos políticos e econômicos, já que a cidade está em pleno desenvolvimento, atraindo turistas e favorecendo o comércio.  Não bastasse, seu irmão é o atual Prefeito da cidade e vai tentar, a todo custo, que o médico altere o relatório que está prestes a ser publicado na imprensa. Com a matéria seria um baque em termos de arrecadação.

Impedido de publicar o relatório, o médico lutará até o fim, com apoio da família. Inclusive ele convoca uma Assembléia popular, para relatar os fatos e alertar a população.

Originalmente escrita em cinco atos, a adaptação e direção de Ana Sofia limou alguns personagens, enxugou  o espetáculo em seis quadros, interligados dinamicamente, num contexto político-social enfatizando a ilusão e massificação do povo. Com um  cenário simples e funcional, Ana Sofia valorizou o peso dramático com marcações precisas, num diálogo vivo com o autor e a platéia de nossos dias. O próprio personagem central, Dr. Stockman, está ‘ a cara de Ibsen’.   Ética, Meio Ambiente e Corrupção...nada mais atual.

Além de Braga atuam também Dudu Nogueira (Prefeito da cidade), Ana Sofia ou Milene de Paula (Catarina), Caio Rob (jornalista), Rei Tito (Editor do jornal) e Lidiane Amorim (Petra Stockman).

Nos Estados Unidos já foram feitas sete montagens este ano desta peça, e a Broadway já contratou um diretor alemão, de Berlim, para outra estreia.

Este espetáculo tem o apoio da SECULT-Secretaria da Cultura de Alagoas (Incentivo e Fomento à Produção Teatral), Colégio Contato, Ao Pharmacêutico e UNIT- Centro Universitário Tiradentes.

Ponto de Vendas: Lojas Ao Pharmacêutico e Teatro Deodoro                      

 9.9912-6290 e 9.8805-6641/Ingressos a R$ 30 e R$ 15,00