Gente Famosa

Gugu Liberato: "Você não é famoso a vida inteira"

23/05/16 - 12h26

Em seu segundo ano comandando um programa semanal, ao vivo, na Record, Gugu Liberato está rindo à toa. Exibido nas noites de quarta-feira, o Gugu se consolidou em segundo lugar na audiência da TV aberta, marcando média mensal de 10 pontos, segundo o Kantar Ibope Media. Com 40 anos de carreira e 57 de idade, o apresentador não esconde a alegria com o bom momento.

“Estou feliz com o resultado desta temporada. Como é um programa semanal, nas noites de quarta, podemos elaborar as pautas e viajar para gravar entrevistas. O desempenho da atração, tanto na audiência como na repercussão, foi surpreendente. Isso é fruto de um trabalho de toda a equipe”, comemora Gugu, que ainda destaca o diferencial de uma atração feita na hora. ‘A televisão ao vivo é fascinante e, mesmo depois de tanto tempo no ar, o bom é que continuo me surpreendendo.”

Apesar de toda a bagagem adquirida no comando de programas de auditório, ele ressalta que está tendo a oportunidade de mostrar algo novo para os telespectadores. “Estou gostando de mostrar um outro lado que algumas pessoas não conheciam, que é o lado jornalista, entrevistador. O programa está apostando nas grandes entrevistas, e todas elas me deram a oportunidade de refletir, estudar a fundo algum tema ou conhecer de perto alguma personalidade que só tinha referências pela mídia. Vários momentos foram marcantes”, afirma.

"Não guardo mágoas da Xuxa"
Sem papas na língua, Gugu falou sobre a famosa polêmica com Xuxa, ocorrida em 2012, depois que o apresentador mostrou na TV fotos do ensaio da loura para a Playboy. Na ocasião, ela o processou. “A Xuxa é uma grande profissional. Parece que ela ficou chateada comigo à época em que mostrei uma capa de revista dela na TV, mas não sei se ela ainda está chateada comigo. Acredito que esta rixa, esta bronca não exista mais. Não guardo mágoas da Xuxa, não. E espero que ela não guarde mágoas em relação a mim também. Infelizmente, por fazer o meu programa na GGP (produtora), em Alphaville (SP), e não na Record, eu não tenho muito contato com os outros apresentadores da emissora.”

Auditório é com ele mesmo
Na atual temporada, uma mudança significativa no programa de Gugu Liberato foi o fim dos quadros fixos, como explica o próprio apresentador. “O programa é dinâmico e, por essa razão, consideramos melhor não ter quadros fixos. Assim, podemos nos pautar por acontecimentos da semana, uma vez que o programa ‘Gugu’ é ao vivo. Fora isso, como temos mais tempo de produzir e realizar entrevistas, ao escolhermos não ter quadros fixos, podemos levar ao telespectador sempre novidades, surpreendendo-o a cada edição.”

Apesar da paixão pelo formato com auditório, Gugu revela que não descarta a possibilidade de fazer algo diferente na TV. “Televisão é sempre um aprendizado diário. Sou aberto ao novo. Agora, dizer o que gostaria de fazer especificamente, não sei te dizer”, afirma.

As quatro décadas de carreira fizeram de Gugu um dos rostos mais conhecidos da TV. No entanto, muitos nem imaginam que o veterano começou profissionalmente como office boy numa imobiliária. “Gastava praticamente tudo o que ganhava em passagens de ônibus e trem para chegar no meu serviço, que era muito longe. E depois ainda estudava à noite no colégio do estado. Se sobrava alguma coisa, dava pra comer um lanche na cantina, porque o almoço eu levava de casa mesmo numa marmita.”

Discreto na vida pessoal, ele garante que é uma pessoa simples. “Nunca fui deslumbrado com a fama porque sempre entendi que trata-se de algo efêmero. Você não é famoso a vida inteira. Você está famoso durante algum tempo. Gosto das coisas simples. Aqui em São Paulo, adoro comer pastel de feira. No Rio, sair pelo calçadão e tomar água de coco. Em casa peço sempre purê de batata com carne moída”, conta Gugu, que ainda revela outra curiosidade: “Até tomo chope, mas gosto muito mais de vinho.”

"Eu não me acostumaria fora do Brasil"
Apesar da crise econômica e dos muitos problemas do Brasil, Gugu afirma que não se imagina morando em outro país. “Acho que não me acostumaria fora do Brasil, por isso acredito em um país melhor. Tudo o que está acontecendo (na política) já é fruto de um amadurecimento da nova geração que nasceu em meados dos anos 70, quando o Brasil se preparava para voltar para a democracia”, diz o apresentador, que é otimista: “Não podemos perder as esperanças em nosso país.”

Filhos já sabem valor do dinheiro
Gugu é pai de João Augusto, de 13 anos, e das gêmeas Sofia e Marina, 11, todos frutos do casamento com a médica Rose Miriam Di Matteo. E as crianças (à dir.) já aprendem o valor do dinheiro desce cedo. “Tenho essa preocupação. Hoje percebo que eles dão valor ao que recebem. Dou um valor mensal de acordo com as notas que tiveram na escola”, explica Gugu, que quer ser avô: “Meu sonho é poder ver meus filhos formados, e quem sabe um dia, ser avô. Tornei-me pai aos 42 anos.”