Futebol

Guia da Série B: conheça os adversários do CRB na competição nacional

Galo estreia neste sábado contra o Londrina-PR no Estádio do Café. O portal TNH1 transmite a partida.

14/05/16 - 08h00
Pei Fon / Portal TNH1

A Série B do Campeonato Brasileiro teve início na última sexta-feira e esta será a 36ª edição do torneio, que chega ao 11º ano no formato de pontos corridos. A competição proporciona quatro lugares na primeira divisão nacional da próxima temporada e rebaixa as quatro piores equipes para a Série C em 2017.

Alguns clubes já destacam um certo favoritismo ao acesso, pelas boas campanhas apresentadas na primeira parte do ano. É o caso dos campeões estaduais Vasco-RJ, Paysandu-PA, Goiás-GO, e outras equipes como Bahia-BA, Náutico-PE e Joinville-SC.

O CRB estreia contra o Londrina-PR neste sábado, 14, às 16h, no Estádio do Café. O Galo fez a sua melhor campanha na história dos pontos pontos corridos na temporada de 2015, quando terminou na 11ª colocação com 54 pontos conquistados. Além do bom desempenho, o alvirrubro também teve o artilheiro da competição, Zé Carlos, que marcou 19 gols.

Confira a campanha de cada time no primeiro semestre:

Atlético-GO

Apesar de não ser finalista, o Atlético-GO fez uma boa campanha no Campeonato Goiano deste ano. Na primeira fase, o rubro-negro terminou na liderança do Grupo B, porém, o Dragão acabou sendo eliminado pelo Anápolis com duas derrotas nas semifinais do torneio. Na Copa do Brasil, a equipe goiana foi eliminada na primeira fase pelo Ypiranga-RS.

Destaque: Magno Cruz (meia)

Avaí

O Avaí-SC terminou na vice-liderança do primeiro turno, mas amargou a lanterna da segunda parte do Campeonato Catarinense, quando conquistou apenas uma vitória em nove jogos. Na Primeira Liga, o time avaiano foi o último colocado do Grupo B com apenas um ponto. Enquanto na Copa do Brasil, o Leão da Ressacada foi eliminado na segunda fase do torneio para o Bragantino-SP.

Destaque: William (atacante)

Bahia

O Bahia foi vice-campeão estadual, após perder a decisão para o Vitória-BA. Na Copa do Nordeste, o Esquadrão de Aço foi o melhor time da primeira fase com seis vitórias em seis jogos, mas acabou sendo eliminado pelo Santa Cruz-PE nas semifinais do torneio. Já na Copa do Brasil, o Tricolor está na segunda fase da competição e duela com o América-MG pela classificação ao chaveamento seguinte.

Destaque: Hernane (atacante)

Bragantino

O Bragantino-SP terminou na vice-liderança da primeira fase da Série A2 do Campeonato Paulista. Porém, o Massa Bruta foi eliminado nos pênaltis pelo Batatais-SP nas quartas de final do torneio e não garantiu o acesso para a primeira divisão estadual. Na Copa do Brasil, a equipe de Bragança Paulista está na terceira fase da competição.

Destaque: Thiago Santos (meia)

Brasil de Pelotas

O Brasil de Pelotas-RS foi eliminado nas quartas de final do Campeonato Gaúcho para o Grêmio-RS, após ter se classificado na 8ª posição da primeira fase do torneio. Na Copa do Brasil, o Xavante perdeu para o Atlético-PR na primeira fase e deixou a competição nacional de forma precoce. Em 16 partidas nesta temporada, o rubro-negro venceu apenas três duelos.

Destaque: Eduardo Martini (goleiro)

Ceará

O Ceará não fez um bom campeonato estadual. Após terminar na liderança do Grupo B na primeira fase, o alvinegro foi eliminado no triangular seguinte e ficou de fora das fases finais da competição. Na Copa do Nordeste, o Vozão chegou as quartas de final do torneio e saiu derrotado pelo Santa Cruz-PE. Enquanto na Copa do Brasil, o time cearense está na segunda fase e encara o Joinville-SC.

Destaque: Rafael Costa (atacante)

Criciúma

O Criciúma-SC foi terceiro colocado nos dois turnos do Campeonato Catarinense. Apesar da boa campanha, a equipe tricolor não conseguiu chegar às finais do torneio. O Tigre foi o lanterna do Grupo A da Primeira Liga, com apenas um ponto em três jogos. Já na Copa do Brasil, o time de Santa Catarina foi eliminado na primeira fase pelo Operário-PR.

Destaque: Élvis (meia)

Goiás

O Goiás foi bicampeão estadual, após vencer o Anápolis-GO na disputa por pênaltis. Antes disso, o alviverde tirou o seu maior rival, o Vila Nova-GO, nas semifinais do Campeonato Goiano. O Esmeraldino foi eliminado precocemente na primeira fase da Copa do Brasil para o River-PI e está fora do torneio nacional.

Destaque: Rafhael Lucas (atacante)

Joinville

O Joinville-SC foi apenas oitavo colocado no primeiro turno do Campeonato Catarinense. Porém, o Tricolor deu a volta por cima e foi campeão invicto do segundo turno com 23 pontos. Na decisão, o time foi derrotado para a Chapecoense-SC e terminou com o vice-campeonato. Já na Copa do Brasil, o JEC está na segunda fase e enfrenta o Ceará.

Destaque: Bruno Aguiar (zagueiro)

Londrina

O Londrina-PR é o primeiro adversário do CRB na Série B do Brasileirão. O time paranaense terminou na 5ª colocação da primeira fase e chegou as quartas de final, perdendo para o Atlético-PR no mata-mata do estadual. Na Copa do Brasil, o Tubarão foi eliminado pelo Cruzeiro-MG na segunda fase da competição e não se classificou para o chaveamento seguinte.

Destaque: Rafael Gava (meia)

Luverdense

O Luverdense-MT foi o campeão do Campeonato Mato-grossense após derrotar o Sinop-MT na decisão do torneio. O Verdão do Norte chegou ao seu terceiro título estadual em toda a história. Na Copa Verde, o LEC foi eliminado na primeira fase da competição após ser goleado no agregado por 5x0 para o Vila Nova-GO.

Destaque: Gabriel Leite (goleiro)

Náutico

Apesar de ter feito a melhor campanha no hexagonal do estadual, o Náutico-PE foi eliminado nas semifinais do Campeonato Pernambucano para o Santa Cruz-PE e ficou fora das finais. O Timbu ficou fora, precocemente, da Copa do Brasil após dois empates contra o Vitória da Conquista-BA, e pelos critérios de gols fora, acabou deixando a competição nacional.

Destaque: Ronaldo Alves (zagueiro)

Oeste

O Oeste-SP foi rebaixado na Série A1 do Campeonato Paulista, após fazer a pior campanha do Grupo A, com apenas 13 pontos em quinze jogos. O time paulista tentou uma parceria com o Audax-SP, vice-campeão estadual, e contaria com alguns atletas que foram destaques do clube de Osasco durante a competição. Porém, o acordo não foi confirmado.

Destaque: Ricardo Bueno (atacante)

Paraná

O Paraná foi eliminado nas semifinais do Campeonato Paranaense para o Atlético-PR após fazer a melhor campanha da primeira fase. O tricolor acumulou oito triunfos no estadual, em quinze jogos disputados. Já na Copa do Brasil, a equipe paranista está na segunda fase e duela com a Chapecoense-SC para avançar no torneio.

Destaque: Lúcio Flávio (atacante)

Paysandu

O Paysandu foi campeão invicto do Campeonato Paraense em cima do São Francisco-PA. O Bicolor também faturou a Copa Verde, após decidir a competição com o Gama-DF. Com isso, o time paraense vem forte para a Série B. Já na Copa do Brasil, o Papão da Curuzu duela com o Operário-PR pela classificação à terceira fase do torneio.

Destaque: Leandro Cearense (atacante)

Sampaio Corrêa

O Sampaio Corrêa ainda decide a final do Campeonato Maranhense diante do Moto Club-MA. No primeiro jogo, a Bolívia Querida venceu pelo placar de 2x1. Na Copa do Nordeste, o Tricolor foi eliminado no chaveamento dos grupos, quando terminou na 2ª colocação do Grupo E. Já na Copa do Brasil, o time maranhense enfrenta o Figueirense-SC pela segunda fase do torneio.

Destaque: Edgar (atacante)

Tupi

O Tupi não fez uma boa campanha no primeiro semestre de 2016. Disputando apenas uma competição, o Galo Carijó foi o 9º colocado do Campeonato Mineiro, com 12 pontos conquistados em onze jogos. O alvinegro, que garantiu acesso à segunda divisão após eliminar o ASA nas quartas de final da Série C da temporada anterior, não vem com muita expectativa para a disputa.

Destaque: Michel (atacante)

Vasco

O Vasco-RJ foi bicampeão invicto do Campeonato Carioca em cima do Botafogo-RJ. O Gigante da Colina não perde há 26 partidas e vem como o grande favorito para esta edição da Série B do Brasileirão. Na Copa do Brasil, o Cruzmaltino está na segunda fase e duela com o CRB por uma vaga no chaveamento seguinte.

Destaque: Nenê (meia)

Vila Nova

O Vila Nova-GO foi segundo colocado do Grupo B na primeira fase do Campeonato Goiano. No chaveamento seguinte, o Tigre foi eliminado pelo Goiás após um empate e uma derrota nas semifinais. Já na Copa Verde, o alvirrubro não passou da fase de quartas de final, quando perdeu para o Gama-DF na disputa por pênaltis.

Destaque: Frontini (atacante)

*Estagiário sob supervisão