Interior

Hemoal realiza coleta externa em São Miguel dos Milagres, nesta sexta-feira

Ascom Sesau | 03/06/22 - 08h21
Olival Santos

Em mais uma ação itinerante da Campanha Junho Vermelho, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza coleta externa de sangue em São Miguel dos Milagres, nesta sexta-feira (3). A ação itinerante ocorre das 9h às 16h, na Unidade de Saúde Divaldo Suruagy, na rua Vigário Belo, no bairro Centro.

Paralelamente à coleta externa, os postos fixos também funcionam normalmente nesta sexta-feira (3). A Unidade Arapiraca, localizada na rua Marechal Floriano Peixoto, no bairro Eldorado, próximo ao Colégio Alternativa, funciona das 7h às 12h e das 13h às 17h. Já a Unidade Maceió, situada na rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, atende das 7h às 18h.

Para se candidatar à doação de sangue, o voluntário deve ter no mínimo 16 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e comparecer ao local de doação de sangue portando um documento de identificação com foto. O candidato à doação de sangue deve ter boa saúde, estar usando máscara e, caso tenha feito tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação e colocado um piercing, a doação de sangue só pode ocorrer após um ano.

A doação de sangue é vetada permanentemente para as pessoas que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 11 anos, hepatite. No caso das mulheres, há impedimento para doar sangue caso estejam grávidas ou amamentando e, se forem doadoras habituais e queiram repetir o procedimento, devem respeitar um intervalo de três meses.

Com relação aos homens, é necessário que a última doação de sangue tenha ocorrido há dois meses. Já os menores de 18 anos só podem doar sangue se estiverem acompanhados dos pais ou de um responsável legal, que irá realizar a autorização formal.

Vacinação – E se os candidatos à doação de sangue tenham sido vacinados contra a Covid-19, é necessário aguardar um intervalo para doar sangue. Se a vacina recebida foi a CoronaVac, a doação só deve ocorrer após 48 horas, mas se os imunizantes foram a AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo é de 7 dias. No caso da vacina contra a Influenza, a quarentena a ser respeitada também é de 48 horas.

Covid-19 – Quanto aos voluntários que tenham se infectado com o novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Mas, se o voluntário teve apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes, não apresentou sintomas da Covid-19, pode se candidatar à doação de sangue.