Polícia

Homem com mandado de prisão em aberto é preso no Rei Pelé através de reconhecimento facial

Ascom FAF | 28/03/24 - 16h10
Ascom FAF

Graças ao Sistema de Reconhecimento Facial implantado pela Federação Alagoana de Futebol (FAF) no Estádio Rei Pelé, a Polícia Militar de Alagoas conseguiu prender, na noite desta quarta-feira (27), um homem que estava com um mandado de prisão em aberto pelo crime de associação ao tráfico.

A prisão foi efetuada ainda no início da partida entre CRB e Altos-PI, pela 8ª rodada da Copa do Nordeste, por volta de 21h40. Ele foi identificado no hall de entrada do estádio e a PM aguardou o momento oportuno para fazer a abordagem.

"O sistema possui um cadastro das pessoas com mandado de prisão em aberto e, rapidamente, foi feito o reconhecimento facial. Realizamos a prisão e encaminhamos o indivíduo à Delegacia de Plantão. Agora, ele está à disposição da Justiça”, afirmou o Major Alucham Fonseca, Oficial de Planejamento do Comando de Policiamento da Região Metropolitana.

O Major Fonseca destacou a importância da ferramenta tecnológica para a segurança pública.

“Essa tecnologia é muito importante e contribui demais para o trabalho da polícia. Esse é um trabalho em conjunto. Estamos todos unidos para proporcionar segurança dentro e fora dos estádios, colaborando com a segurança pública e com a Justiça.

O sistema para identificação dos torcedores através de reconhecimento facial foi implantado pela Federação Alagoana de Futebol (FAF) no Estádio Rei Pelé em maio de 2023, em parceria com os clubes, Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas (Selaj), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Ministério Público Estadual (MPAL) e a empresa Pacsafe, responsável pela operacionalização do sistema.

A ferramenta opera de forma interligada com o banco de dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. O sistema é móvel e é usado nos acessos do estádio, fazendo o monitoramento das entradas com câmeras.

 Felipe Feijó reforçou a importância do sistema de reconhecimento facial no Rei Pelé.

“Com essa prisão, tivemos mais uma prova concreta de como o sistema de reconhecimento facial é importante e eficaz para a segurança. A tecnologia é crucial, pois representa mais um fator no combate à violência, proporcionando um controle ampliado e a identificação e punição rigorosa, de acordo com a lei, daqueles que cometem qualquer infração”, disse Feijó.