Nordeste

Homem é preso ao tentar invadir prédio da Secretaria de Educação, em Aracaju

Infonet | 10/02/20 - 09h47
André Moreira

Um homem foi flagrado invadindo o prédio do Departamento de Educação Básica da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e arrombado a porta do local onde estavam instalados os equipamentos de suporte para a realização da matrícula online, que começa nesta segunda-feira, 10. A ação ocorreu no domingo, dia 9.

Com o sistema de videomonitoramento e a rápida ação da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), a tentativa foi frustrada e o indivíduo encaminhado para a delegacia.

De acordo com o diretor-geral da Guarda, subinspetor Fernando Mendonça, o suspeito foi preso em flagrante, quando estava saindo do prédio. “Ele arrombou o portão do Departamento por volta das 6h15 da manhã. Imediatamente o sistema de videomonitoramento deu o alerta, uma viatura foi até o local e chegou lá no exato momento em que o homem estava saindo. Ele foi encaminhado para a delegacia”.

Para a secretária municipal da Educação, Cecília Leite, a implantação do sistema foi determinante para a segurança do patrimônio escolar e, particularmente, dessa vez, para a manutenção do cronograma da matrícula 2020. “Graças aos  investimentos da Prefeitura na segurança escolar,  nós conseguimos oferecer uma educação de qualidade aos alunos, oferecendo a matrícula online, evitando que pais e mães durmam em filas nas portas das escolas. Depois do susto, fica nossa gratidão ao trabalho da Guarda que conseguiu frustrar a tentativa de furto dos equipamentos essenciais para o suporte ao processo da matrícula que começa nesta segunda”.

O subinspetor Fernando Mendonça destaca ainda que quase duas mil câmeras estão instaladas e mais de 80 prédios públicos são supervisionados 24 horas por dia.  “As câmeras estão instaladas em pontos estratégicos de escolas, unidades de saúde e secretarias municipais, a fim de dar mais segurança, tanto aos servidores, quanto aos usuários desses locais. Graças a elas conseguimos frustrar mais essa tentativa de roubo”. Este foi 12° preso por tentativa de furto e dano ao patrimônio desde a implantação do sistema pela Prefeitura de Aracaju.