Uma operação integrada nos estados de Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais resultou na prisão de seis suspeitos ligados ao Comando Vermelho, incluindo Laércio Isidoro do Nascimento Júnior, conhecido como 'Boss', considerado um dos principais fornecedores de drogas da facção.
A investigação começou após a apreensão de anotações de 'My Thor', uma liderança do Comando Vermelho, que indicavam pagamentos a 'Boss', revelando uma complexa estrutura de tráfico com divisão de tarefas entre os envolvidos.
A Operação Icarus, que visa desarticular o fornecimento de drogas da facção, já resultou em apreensões significativas de entorpecentes e está em andamento com mandados de busca e apreensão, além de investigações sobre movimentações financeiras atípicas que totalizam mais de R$ 70 milhões.
Uma operação integrada que ocorreu nos estados de Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais resultou na prisão de seis suspeitos de envolvimento com a facção criminosa Comando Vermelho, sendo uma delas em Maceió, nessa segunda-feira (21).
LEIA TAMBÉM
O homem capturado foi identificado como Laércio Isidoro do Nascimento Júnior, conhecido como "Boss”, apontado como um dos principais alvos da investigação. Ele era o fornecedor de entorpecentes e articulador central da estrutura criminosa, com ligações diretas com lideranças da facção.
"Boss" foi localizado em ação conjunta da Subsecretaria de Inteligência e da Corregedoria-Geral de Polícia Civil.
A operação
A operação denominada "Icarus" mira desarticular um dos principais canais de fornecimento de drogas do Comando Vermelho. Mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos nos quatro estados.
A ação tem atuação de policiais civis do Serviço de Investigações Complexas da Corregedoria-Geral e da Subsecretaria de Inteligência. Ela conta com apoio do Departamento-Geral de Polícia Especializada, do Ministério Público, da Corregedoria da Polícia Militar, da Polícia Penal e das polícias civis de São Paulo, Minas Gerais e Alagoas.
O início
A investigação teve início a partir da apreensão de anotações de Marcos Antônio Pereira Firmino da Silva, conhecido como “My Thor”, apontado como uma das lideranças do Comando Vermelho.
Entre as anotações apreendidas, os investigadores identificaram registros de contabilidade do tráfico que indicavam pagamentos realizados por “My Thor” a um indivíduo identificado como “Boss”.
Segundo as investigações, Laércio atuava como fornecedor de drogas e articulava diretamente com lideranças do Comando Vermelho o abastecimento de comunidades. Ele também seria responsável por negociar cargas, organizar fretes e pagamentos, coordenar operadores logísticos e utilizar pessoas interpostas para movimentar valores provenientes da atividade criminosa.
As diligências identificaram uma estrutura com divisão de tarefas entre liderança, operadores logísticos, transportadores, responsáveis pela cobrança e pelo recolhimento de valores e pessoas interpostas.
Apreensões
Duas grandes apreensões de drogas estão relacionadas à estrutura investigada. Em 2 de fevereiro de 2024, foram apreendidos 715,7 quilos de cocaína e maconha em Guarulhos, São Paulo. Em 31 de maio do mesmo ano, policiais apreenderam outros 73,8 quilos de cocaína em Seropédica, na Região Metropolitana do Rio.
Os elementos reunidos durante a investigação indicam que as duas cargas estavam inseridas na mesma dinâmica de transporte interestadual de entorpecentes.
Empresas e logística
A investigação também identificou o uso de empresas dos setores de transporte e logística para ocultar e viabilizar o envio de drogas entre São Paulo e Rio de Janeiro.
No braço financeiro da organização, foram identificadas operações consideradas atípicas envolvendo investigados e pessoas jurídicas possivelmente utilizadas para a ocultação e dissimulação de valores. As movimentações comunicadas às autoridades alcançaram R$ 70.497.597 em curto período.
Além dos mandados de prisão, a Operação Icarus cumpre mandados de busca e apreensão e outras medidas judiciais destinadas à apreensão de aparelhos eletrônicos, documentos, valores, veículos e demais elementos que possam contribuir para o avanço das investigações.
LEIA MAIS
+Lidas