Mundo

Homem que inspirou filme 'Hotel Ruanda' é preso acusado de terrorismo

31/08/20 - 10h08
Gerente do Hotel des Milles Collines, em Kigali, na época do genocídio em Ruanda, Paul Rusesabagina, ajudou a salvar a vida de mais de 1.200 refugiados durante o massacre. Sua história inspirou o filme "Hotel Ruanda" | Foto: Fundação Hotel Ruanda Rusesabagina/Divulgação

As autoridades de Ruanda acusam Paul Rusesabagina de terrorismo. Ele é o homem que inspirou o filme "Hotel Ruanda", sobre o genocídio no país. As informações são da BBC.

Em 1994, ele ajudou a salvar centenas de pessoas da etnia tutsi em seu hotel. Por conta disso, ele recebeu diversas honrarias de paz, incluindo a Medalha Presidencial da Liberdade dos EUA em 2005.

Depois disso, Rusesabagina montou um partido de oposição no país, que tinha um braço armado na República Democrática do Congo.

Rusesabagina estava vivendo no exílio. As autoridades de Ruanda não explicaram onde ele foi preso e sob quais circunstâncias nem deram detalhes das acusações contra ele. Apenas apresenteram um mandato de prisão internacional.

Críticos afirmam que o atual presidente do país, Paul Kagame, não tolera oposição.

Desde 2011, Rusesabagina enfrenta acusações informais de que estaria financiando a "subversão" no país. Nenhuma acusação formal foi feita contra ele.

Veja o trailer de "Hotel Ruanda":