Maceió

Homem tem parada cardíaca em academia da Ponta Verde e morre a caminho do HGE

Eberth Lins | 25/11/22 - 10h06
Homem chegou a ser socorrido, mas não resistiu | Foto: Arquivo / Samu

Um homem morreu depois de sofrer uma parada cardíaca enquanto praticava atividades físicas em uma academia no bairro Ponta Verde, em Maceió, na manhã desta sexta-feira (25).

Ele tinha 42 anos e chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu e morreu a caminho do Hospital Geral do Estado (HGE).

Em nota, o Samu informou à imprensa que foi acionado por volta das 7h e que a equipe médica responsável pela ocorrência executou manobras de reanimação por mais de 40 minutos, sem sucesso.

Leia abaixo a nota na íntegra:

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas foi acionado às 7h desta sexta-feira (25) para atender uma vítima de parada cardíaca em uma academia no bairro da Ponta Verde, em Maceió. A vítima, um homem de 42 anos, foi socorrida por uma equipe médica da Unidade de Suporte Avançado (USA-UTI móvel) do Samu Alagoas, recebeu manobras de reanimação cardiopulmonar por mais de 40 minutos, mas veio a óbito no trajeto até o Hospital Geral do Estado (HGE).

Em fevereiro deste ano, um atleta de 32 anos, identificado como Filipe Brandão, também teve uma morte súbita depois de mal enquanto praticava exercícios na orla de Cruz das Almas, em Maceió. Ele era personal trainer, corredor ultramaratonista e triatleta.

Filipe Brandão também chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu ainda no calçadão da orla.

Segundo o médico José Leitão, da Cordial, Sociedade Beneficente do Coração de Alagoas, a principal causa das paradas cardiorrespiratórias nestas idades é a miocardiopatia com hipertrofia do coração, quando ele fica num tamanho maior do que o normal.

"Pode provocar arritmias malignas, e os exercícios físicos são grandes desencadeadores. É sempre recomendado antes de iniciar os exercícios, procurar um médico para os exames no coração, os check-ups", disse Leitão.