Alagoas

Hospital da Zona da Mata terá investimento de R$ 32 milhões

08/04/18 - 12h35

O Governo do Estado irá investir R$ 32,8 milhões para construir o Hospital Regional da Zona da Mata, localizado em União dos Palmares. O contrato para execução dos serviços foi assinado na semana que passou pelo governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em 18 meses, a partir do início da obra.

Com o novo equipamento de saúde, o fluxo do Hospital Geral do Estado (HGE), referência no atendimento de urgência e emergência em Alagoas, será diminuído, uma vez que a população terá assistência garantida próximo de suas residências. Além da população de União dos Palmares, o hospital atenderá 201.841 pessoas, que residem nas cidades de Campestre, Jundiá, Colônia Leopoldina, São José da Laje, Santana do Mundaú, Joaquim Gomes, Branquinha, Murici e Ibateguara.

A nova unidade será construída numa área de 40 mil metros quadrados, que disporá de 123 leitos, distribuídos em clínica médica, pediatria, UCI Neonatal, UCI Canguru, UTI Adulto, obstetrícia e Centro de Parto Normal e cirúrgico. A expectativa é realizar 7.763 consultas e 7 mil exames de diagnóstico complementares por mês.

Para o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, a nova unidade vai representar um avanço não só para o povo palmarino, bem como para toda a região da Zona da Mata. “Esse hospital vai contar com os equipamentos mais modernos que existem no mercado, evitando, assim, que o cidadão tenha que se deslocar até Maceió. Vamos trabalhar de maneira célere, fazendo com que a obra tenha início, meio e fim”, garantiu.

Teixeira enfatizou que, desde que assumiu a pasta, em fevereiro do ano passado, tem realizado mudanças significativas na saúde pública estadual, visando um melhor atendimento à população. Para isso, além de melhorar a estrutura física e adquirir equipamentos modernos, ele salientou que está capacitando os profissionais.

“Estamos equipando as unidades que já existem, a exemplo do Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência]. Hoje nós temos todas as ambulâncias novas, que trazem maior comodidade para os profissionais que trabalham no serviço, assim como, maior agilidade e eficiência para o cidadão que precisa do atendimento. Só no ano de 2017, em União dos Palmares, o Samu fez 540 atendimentos. Isso mostra que o Estado está presente, ao lado do povo alagoano”, destacou.