Alagoas

Hospital de Campanha montado no Centro de Convenções é entregue com 150 leitos para covid-19

Redação TNH1 | 22/05/20 - 11h53
Fotos: Agência Alagoas

Foi entregue na manhã desta sexta-feira (22), o Hospital de Campanha Dr. Celso Tavares, estruturado no Centro de Convenções, no bairro do Jaraguá.

A estrutura vai oferecer 150 leitos para auxiliar a rede pública de saúde do estado. 

De acordo com o governo do estado, 400 profissionais, entre médicos, fisioterapeutas, biomédicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de laboratório e enfermagem, vão atuar no hospital temporário, que vai tratar pacientes acometidos pelo coronavírus. 

O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), voltou a reforçar o pedido para que as pessoas mantenham o isolamento. "Toda essa ampliação que a gente está fazendo não vai adiantar se as pessoas não mantiverem o isolamento social. Está sendo um período muito difícil para todos, especialmente para mim que tenho que tomar decisões difíceis", desabafou o governador. 

Renan Filho voltou a falar também sobre o pedido de respiradores ao Ministério da Saúde. "Todo dia eu cobro, falo com a secretária do ministro. Já estou até com vergonha de cobrar, mas vou continuar cobrando porque não estou pedindo pra mim, estou pedindo para o povo de Alagoas", afirmou o governador.

Estrutura

O hospital de campanha é enquadrado como "porta fechada", ou seja, para ter acesso ao hospital, o paciente deverá, primeiramente, ter passado por uma unidade de saúde, como uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou posto de saúde, ou ainda pelas Centrais de Triagem. De lá, ele é direcionado ao leito específico no hospital de campanha.

Homenagem

O nome do hospital homenageia o médico infectologista alagoano Celso Tavares, que faleceu em fevereiro deste ano.

"Doutor Celso foi um renomado infectologista que, com certeza, estaria aqui consoco, coordenando os trabalhos diante desta pandemia. Ele tinha como características serenidade e humildade, não tinha pacientes, tinha amigos. É com muito orgulho que a gente faz essa homenagem", disse o secretário de estado da saúde, Alexandre Ayres.

Veja vídeo da inauguração: