Alagoas

Hospital Regional da Mata atende mais de 2.100 pessoas no 1º mês de funcionamento

Agência Alagoas | 06/11/20 - 19h06
Carla Cleto / Agência Alagoas

Inaugurado no último dia 5 de outubro, o Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares, registrou 2.136 atendimentos no primeiro mês de atividades. O balanço com os dados da mais nova unidade integrante da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) foi divulgado nesta quinta-feira (5) e mostra que, do total de usuários assistidos, 1.131 eram mulheres e 1.005 eram homens.

Referência para os 265 mil moradores da III Região de Saúde, composta por 11 municípios, o Hospital Regional da Mata registrou o maior número de usuários oriundos de União dos Palmares, com 1.655 pacientes assistidos. Na sequência, ficou o município de Branquinha, com 119 pessoas atendidas; Ibateguara, com 84; São José da Laje, com 79 e Santana do Mundaú, com 75.

Dos 2.136 pacientes atendidos no primeiro mês de funcionamento da unidade hospitalar, 58,11% receberam assistência na área clínica. Já 18,20% foram assistidos na pediatria, 16,08% na ortopedia e 7,61% na área de cirurgia geral, que totalizaram 13 procedimentos cirúrgicos, sendo quatro de apêndice, três para correção de hérnia, além de outros três de laparotomia e mais três relacionados a outros procedimentos de menor complexidade.

Ainda segundo os dados divulgados pela unidade hospitalar, que tem 30 leitos de UTI, 27 na enfermaria cirúrgica, 18 na obstetrícia, dez na pediatria e sete na recuperação anestésica, 373 pacientes estavam na faixa etária de zero a 14 anos de idade, 531 tinham entre 15 e 30 anos e 609 estavam na faixa etária dos 31 aos 50 anos. Também foram atendidos 432 usuários que tinham entre 51 e 70 anos, 183 estavam na faixa etária dos 71 aos 90 anos, quatro tinham entre 91 a 100 e outros quatro possuíam mais de dez décadas de vida.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, o número de atendimentos apresentados no primeiro mês de funcionamento do Hospital Regional da Mata atestam a importância da unidade para os moradores da III Região de Saúde. “Anteriormente, esses usuários tinham que migrar para Maceió em busca de atendimento, superlotando o HGE [Hospital Geral do Estado]. Por isso, o mais novo equipamento da Sesau é a prova de que a regionalização da saúde é fundamental para melhorar a assistência”, salientou.

Exames – Quanto aos exames, ao longo do primeiro mês de funcionamento, o Hospital Regional da Mata realizou 33 tomografias, sendo oito em pacientes com dor abdominal aguda e cinco em usuários com Acidente Vascular Encefálico (AVE). Também foram feitas três em vítimas de Traumatismo Crânio Encefálico (TCE), outras três em pessoas acometidas pela Covid-19 e 13 em pacientes com outras comorbidades.

Dos pacientes submetidos a tomografia, 14 tinham 60 anos ou mais e 19 eram usuários que estavam na faixa etária dos 12 aos 59 anos. Ainda com relação aos exames de imagem, 12 tomografias foram do abdômen total, 12 de crânio, oito de tórax e uma cervical. Já com relação aos exames de Raios-X, foram realizados 404 no total, sendo 104 de tórax, 54 de ombro, 49 de pé, 45 de tornozelo, 39 de mão e 113 em outros membros.

O Hospital Regional da Mata também realizou 5.445 exames laboratoriais e 646 coletas. Os mais solicitados, de acordo com o balanço mensal divulgado, foram de creatinina (461), de ureia (446), PCRs para detecção de infeção (410), potássio (409), sódio (407), sumários de urina (237), TGO e TGP (419), glicose (188) e hemogramas (565).

Transfusão Sanguínea – Ao longo do primeiro ano mês de funcionamento, oito pacientes internados necessitaram receber transfusões sanguíneas, sendo quatro do sexo masculino e quatro do feminino. Do total, seis residiam em União dos Palmares, um em São José da Laje e um é residente em Santana do Mundaú. Para atendê-los, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) encaminhou 21 bolsas de sangue, sendo dez da tipagem A positiva, duas da B positiva, oito de O positiva e uma de O negativa.

O Hospital Regional da Mata recebe usuários encaminhados pelas unidades mistas e hospitais municipais de pequeno localizados em União dos Palmares, Murici, Branquinha, Santana do Mundaú, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Novo Lino, Jundiá, Campestre, Joaquim Gomes e São José da Laje. Para que o atendimento seja efetivado, já que a unidade não é porta aberta, é necessário que a Central de Regulação Estadual seja comunicada para organizar o fluxo e agilizar a assistência. O único atendimento que tem demanda espontânea na unidade hospitalar, é o serviço de urgência e emergência, com porta aberta para os usuários.