Alagoas

Hospital Regional da Mata começa a funcionar nesta terça para mais de 265 mil pessoas

Agência Alagoas | 05/10/20 - 14h52 - Atualizado em 05/10/20 - 15h47
Márcio Ferreira / Agência Alagoas

O Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares, foi entregue na manhã desta segunda-feira (05) pelo governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres. Com 118 leitos, o novo equipamento vai beneficiar uma população de mais de 265 mil pessoas de 11 municípios da 3ª Região de Saúde, preenchendo o vazio assistencial que existia. A unidade começa a funcionar nesta terça-feira (06).

"Hoje é um dia histórico para essa região de Alagoas, que era muito carente de atendimento médico e que viveu, sucessivamente, com promessas feitas aqui sem nunca se realizarem. Agora nós realizamos esse sonho antigo que vai significar melhoria da qualidade de vida, redução da mortalidade infantil, atendimento com eficiência aos idosos e ampliação da expectativa de vida da população. Além de viver mais, as pessoas daqui terão anos mais produtivos com menos adoecimento", declarou o governador.

O Hospital Regional da Zona da Mata recebeu investimentos do Tesouro Estadual da ordem de R$ 32,3 milhões. Durante as obras, foram empregados mais de 160 operários. Inicialmente, a unidade de saúde vai gerar cerca de 600 empregos diretos na área da saúde, podendo chegar a 800.

Renan Filho afirmou que deseja concluir o ciclo de investimentos no processo de regionalização do atendimento em saúde pública construindo sete grandes hospitais em Alagoas, que vão gerar cerca de 10 mil empregos. O próximo a ser entregue será o Regional do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia.

"Esse (Regional da Mata) é o quarto hospital que entregamos em nosso Governo. Já inauguramos o Hospital da Mulher, o Metropolitano, o Regional do Norte e, em breve, entregaremos o Hospital Regional do Alto Sertão, no primeiro semestre do ano que vem. E ainda este ano, espero iniciar a construção do Hospital Metropolitano do Agreste, em Arapiraca, e do Hospital da Criança, em Maceió. Quero com esse ciclo cumprir o meu compromisso com o povo alagoano e me preparar para passar o bastão adiante, tendo a certeza que os próximos terão de fazer tanto quanto foi feito ou mais para que a gente siga avançando em Alagoas", declarou Renan Filho.

Atendimento

Além do atendimento na área de urgência e emergência, o Hospital Regional da Mata vai disponibilizar uma unidade de internação, centro de diagnóstico, centro cirúrgico e assistência ambulatorial. Conforme o perfil assistencial, o Centro de Diagnóstico irá contar com um laboratório funcionando 24 horas, além do serviço de tomografia computadorizada, raios-x e ultrassonografia abdominal total.

No tocante ao ambulatório, os usuários vão dispor de atendimento especializado nas áreas de clínica médica, ginecologia, cirurgia geral e vascular.

O governador explicou que o perfil assistencial do HRM será adequado ao funcionamento do Hospital São Vicente de Paula, também localizado em União dos Palmares. A tendência é que o atingo equipamento seja mais focado na assistência materno-infantil e na saúde da mulher.

"Eles vão trabalhar complementarmente para que a gente tenha uma ampliação dos serviços. O São Vicente é uma instituição muito tradicional aqui e com relevantes serviços prestados, de maneira que ele precisa coexistir com o novo hospital, mas com um perfil mais claro, tirando o peso que o São Vicente tem de fazer tudo sozinho", ponderou Renan Filho, assegurando que o Governo do Estado continuará colaborando financeiramente para o funcionamento da tradicional instituição de saúde de União dos Palmares.

Para assegurar assistência ágil e qualificada, o HRM vai dispor de 30 leitos de UTI, 25 de emergência, 30 de internamento clínico, 26 de internamento cirúrgico, sete de recuperação anestésica e quatro salas instaladas no centro cirúrgico.

Além da população de União dos Palmares, serão beneficiados os moradores de Murici, Branquinha, Santana do Mundaú, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Novo Lino, Jundiá, Campestre, Joaquim Gomes e São José da Laje.

O secretário de Estado da Saúde afirmou que o HRM representa um divisor de águas para a saúde pública da Zona da Mata alagoana.

"Para você ter uma ideia, União dos Palmares era um dos municípios que mais demandavam o Hospital Geral do Estado em Maceió, ou seja, que mais encaminhava pacientes ao HGE. Essa descentralização da rede hospitalar é muito importante para que o cidadão seja atendido de maneira mais rápida e, principalmente, mais próximo de sua casa", destacou Alexandre Ayres.  

Urbanização

Renan Filho revelou que ainda este mês retornará a União dos Palmares para autorizar o início das obras de urbanização dos bairros da Vaquejada e Roberto Correia de Araújo, conhecido como Terrenos.

Os serviços serão executados por meio do Programa Minha Cidade Linda.

Participaram da solenidade de inauguração do HRM o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor; o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório; o defensor público geral, Carlos Eduardo Monteiro; os reitores da Uncisal, Henrique Costa; e da Uneal, Odilon Máximo; a diretora do HRM, Marcelle Perdigão; a secretária municipal de Saúde, Geany Vergetti; os secretários de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, João Lessa; da Assistência e do Desenvolvimento Social, Silvio Bulhões; e da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria José; o deputado federal Isnaldo Bulhões e estaduais Galba Novais, Paulo Dantas, Silvio Camelo e Francisco Tenório, dentre outras autoridades.