Interior

Hospital troca identificação e idosos mortos pela covid são sepultados por famílias diferentes

Redação TNH1 com TV Pajuçara | 14/04/21 - 17h22

Dois idosos que faleceram vítimas de Covid-19 tiveram as identidades trocadas, em Arapiraca, Agreste de Alagoas. O caso aconteceu no necrotério do Hospital de Emergência do Agreste, onde um servidor se equivocou e, antes de liberar os corpos, trocou a identificação dos idosos.

A confusão se deu porque as duas vítimas tinham o primeiro e segundo nomes idênticos: Manoel Ferreira. Só que o primeiro era Manoel Ferreira Damasceno, natural de Olho D’água das Flores, e o segundo, Manoel Ferreira de Lima, natural de Delmiro Gouveia.

Uma das famílias só descobriu a troca antes do sepultamento, na última segunda-feira. Como não podiam abrir o caixão, eles viram uma foto que estava anexada ao saco funerário e perceberam que não se tratava de Manoel Ferreira Damasceno. A família retornou ao hospital, mas soube que a família de Manoel Ferreira de Lima já havia feito o sepultamento.

Os familiares de Manoel Ferreira de Lima chegaram a abrir o visor do caixão, mas na hora não conseguiram perceber a diferença e realizaram o sepultamento.

Mesmo com o corpo não sendo de seu familiar, os parentes da família Damasceno decidiram sepultar o outro corpo no mesmo cemitério. Por meio de uma decisão judicial, as famílias devem fazer a exumação dos corpos para sepultá-los de foma correta.

Em nota, o Hospital de Emergência do Agreste admitiu que um servidor trocou as fichas dos dois pacientes e acabou trocando os corpos antes da liberação. O hospital também disse que conversou com as famílias e abriu um procedimento administrativo para apurar o erro.