Alagoas

Ibama resgata tartaruga coberta de óleo em Feliz Deserto

Redação TNH1 | 09/10/19 - 15h01
Animal estava coberto de óleo | Divulgação / Biota

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) resgatou na manhã desta quarta-feira (9), em Feliz Deserto, litoral sul de Alagoas, uma tartaruga verde (Chelonia Mydas) coberta de óleo, semelhante às manchas de óleo que foram encontradas em 138 localidades no Litoral da Região Nordeste.

Inicialmente a reportagem informou que o Instituto Biota de Conservação iniciou o resgate, mas foi uma equipe do Ibama, que fazia vistoria na região, quem fez o primeiro atendimento. Posteriormente o Biota chegou para auxiliar. Veja o vídeo abaixo.   

O Biota e uma equipe do Ibama foram prestar os primeiros socorros após populares e colaboradores do instituto realizarem o resgate ao animal. O Biota informou ainda que a tartaruga está viva e ressaltou que o oléo, apesar de poder ser simplesmente removido em alguns locais, a depender do local, pode causar lesões no animal. 

Essa foi a terceira tartaruga encontrada só na manhã desta quarta (9). Em vistoria no Foz do Rio São Francisco, equipes do Ibama, Marinha e Área de Proteção Ambiental (APA) de Piaçabuçú encontraram, além das pelotas e manchas de óleo, duas tartarugas mortas próximo a foz. Elas também são da espécie 'Chelonia Mudas', conhecidas como Tartaruga Verde. De acordo com o Ibama, em uma delas havia manchas de óleo. 

Divulgação / Biota
Divulgação / Biota
Divulgação / Biota
Divulgação / Biota
Divulgação / Biota
Divulgação / Biota
Divulgação / Biota
Divulgação / Biota