Maceió
Prefeitura interdita bares por desobediência a decreto
Mercado da Produção será fechado para higienização; confira as datas
Carreta de cana-de-açúcar tomba no acostamento na Cachoeira do Meirim
Após fiscalização de decreto, estabelecimento da parte alta de Maceió vai ter alvará suspenso
Covid-19: narrador Arivaldo Maia é intubado na UTI de hospital em Maceió
Obra da Casal modificará trânsito da Avenida Assis Chateaubriand, no Prado
Saúde
Supermercados e shoppings do Rio usarão estacionamentos para vacinação
Alagoas
Primeiro lote da CoronaVac chega a Alagoas
Imunização contra a Covid em AL tem abertura oficial nesta terça, no Hospital Metropolitano
MPE vai apurar suposto convite para Carlinhos Maia tomar vacina contra Covid-19 em Alagoas
Golpe: Detran/AL alerta para site que promove falso leilão de veículos
Alagoas tem 111.724 casos da Covid-19 e 2.629 óbitos
Nordeste
Leão do Parque de Dois Irmãos morre por complicações do câncer
Dos 9 Hospitais Universitários que vão socorrer Manaus, 7 são do Nordeste
Trabalhadores da Ford protestam contra fechamento de fábrica em Camaçari
Prefeitura de Salvador prevê 570 mil doses de vacina para grupos prioritários
Homem de 35 anos é morto pela companheira em apartamento de luxo de Salvador
Passageiro é picado por escorpião dentro de avião
Polícia
Policial morto em tiroteio será sepultado nesta terça, em Murici
Sindpol-AL pede investigação de morte de policial civil em Riacho Doce; vídeos registraram tiroteio
Dois são presos e polícia apreende 47 máquinas caça-níqueis em Jatiúca e Mangabeiras
Jovem é morto a tiros enquanto esperava carro de aplicativo em Riacho Doce
Operação integrada prende duas pessoas no Litoral Norte do estado
Vereador de Jequiá da Praia e outro homem são presos suspeitos de homicídio de ex-candidato
Cultura
Live sobre Folia de Reis abre programação do Museu do Pontal no Rio
Gente Famosa
Gusttavo Lima confirma tentativa de retomar casamento com Andressa Suita, diz colunista
Duda Reis sobre relacionamento com Nego do Borel: ‘Agressões eram constantes’
Whindersson mostra chegada de oxigênio a Manaus: 'Ninguém acima do povo'
Cantor Gusttavo Lima envia cilindros de oxigênio para Manaus
Anitta, Iza e outros famosos protestam contra falta de oxigênio em Manaus
Tratamento de dores físicas e emocionais, sem efeitos colaterais e sem contra-indicação: O Setor Médico do Ifal Campus Maceió traz uma novidade que mescla conhecimentos da medicina alternativa, reflexologia e psicologia, para melhorar a qualidade de vida da comunidade acadêmica: É a auriculoterapia, ou acupuntura auricular, serviço ofertado no Setor Médico do campus às segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 13h às 18h30.
A Auriculoterapia ou acupuntura auricular é uma forma de medicina alternativa baseada no entendimento de que o pavilhão auditivo da orelha, ou aurícula, é um micro-sistema em que todo o corpo é representado por um mapa. A técnica de Enfermagem Adriane Duarte Amorim Costa, responsável pela aplicação da terapia no Setor Médico do Ifal Campus Maceió, informa explica que a acupuntura auricular trata problemas de saúde física, mental ou emocional, exclusivamente mediante estimulação de pontos específicos da superfície da orelha com sementes de mostarda, que são fixadas à orelha do paciente e estimuladas em horários específicos. “As sementes de mostarda são utilizadas por sua eficácia,baixo custo e alto beneficio. Ela traz os mesmos benefícios de uma estimulação com esfera de ouro, prata ou cristal, só que é bem mais barata e acessível de forma gratuita para toda a comunidade acadêmica”, destaca a técnica de Enfermagem.
O “mapa” auricular é semelhante aos mapas de outras partes do corpo usados em práticas de reflexologia, que associam as terminações auriculares a determinados pontos e sistemas do corpo humano. Quando estimulados durante as sessões e ao longo do tratamento, sintomas de problemas físicos como cefaleia e enxaqueca, dores de coluna, dores musculares e cólicas menstruais praticamente desaparecem. É o que relata a aluna do Ifal Maceió Vyvyan Rhaylla Lopes Pereira, de 17 anos, aluna do curso de Eletrotécnica. Diagnosticada desde a infância com Fibromialgia (doença crônica caracterizada por dores generalizadas, espalhadas pelo corpo e articulações, fadiga e cansaço durante o dia, sono prejudicado, problemas cognitivos e alteração da memória) e escoliose, Vyvyan encontrou na auriculoterapia um tratamento complementar para alívio dos sintomas e melhor qualidade de vida. A terapia complementar, quando aplicada com disciplina e periodicidade, proporciona ganhos para a saúde do paciente.
Vyvyan relata que conheceu a auriculoacupuntura quando teve uma crise de dores musculares e de coluna. “Tenho fibromialgia e escoliose, e um dia, aqui no campus, eu caí. Sentia muita dor e estava passando mal. Fui atendida pelo Setor Médico. Foi ali que eu conheci esse tratamento. A técnica de Enfermagem me explicou quais seriam os procedimentos e benefícios, começamos a terapia e já na primeira sessão senti as vantagens. Passei quatro dias com as sementes na orelha e foi na semana em que eu menos tomei remédios porque, com o estímulo em casa, eu já sentia menos dor”, relata a estudante. Vyvyan aperta os pontos estimulados pelas sementes de mostarda por trinta segundos, três vezes ao dia: antes das principais refeições e antes de dormir. Com algumas semanas de tratamento, a paciente revela o alívio das dores e da ansiedade. “É uma melhora significativa, física e emocional. Se meu sentimental estiver fraco, meu corpo todinho sente a dor. E este tratamento reduziu até o meu uso de remédios”, destaca.
TRATAMENTO COMPLEMENTAR
A técnica de enfermagem Adriane Duarte Amorim Costa destaca que, embora a auriculoacupuntura seja uma terapia muito eficiente, ela não dispensa os tratamentos tradicionais para as patologias, sejam elas físicas ou emocionais. “Temos uma terapia muito eficiente que proporciona a melhora sintomas físicos até de doenças emocionais, como ansiedade, estress, insônia, depressão, síndrome do pânico. É um tratamento muito eficiente principalmente para o sistema nervoso e para o músculo esquelético. É uma terapia complementar que não deve ser utilizada de forma isolada, mas como um reforço para os tratamentos convencionais já utilizados pelos pacientes”, reforça a profissional.
TERAPIA MULTIDISCIPLINAR
A auriculoterapia ou acupuntura auricular é uma terapia reconhecida pela Organização Mundial de Saúde desde 1990, que a partir de 2006 difundiu-se no Brasil, quando passou a ser reconhecida pelo Ministério da Saúde como um tratamento resultante de práticas integrativas e multidisciplinares, por reunir conhecimentos de saúde em diversas áreas. O tratamento, que dispensa agulhas e medicamentos e não provoca efeitos colaterais, é complementar a atividade de outros profissionais de saúde como médicos de diferentes especialidades, enfermeiros e técnicos de enfermagem, educador físico, nutricionista, psicólogo, psiquiatra e fisioterapeuta.
EXPERIMENTE VOCÊ TAMBÉM TAMBÉM ESTA TERAPIA!
No Ifal Maceió, qualquer aluno, servidor ou trabalhador terceirizado do Campus pode aderir à técnica. Basta comparecer ao Setor Médico às segundas, quartas, quintas ou sextas-feiras, das 13h às 18h30, para fazer uma anamnese (uma análise médica na qual a técnica de enfermagem avalia o quadro de saúde do paciente). Após a análise, são marcadas as sessões de auriculoterapia. A técnica já é oferecida em vários campi do Ifal, com trinta profissionais capacitados para a aplicação.
Para saber mais, entre em contato com o Setor Médico pelo número 2126-7062.