Alagoas

IMA e ICMBio interditam e multam pousada em São Miguel dos Milagres

IMA | 19/02/20 - 16h13
Segundo IMA, pousada em São Miguel dos Milagres não possuía licença ambiental de operação | Divulgação / IMA

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) está atuando junto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em ações de monitoramento e fiscalização na APA Costa dos Corais. A operação conjunta é intensificada durante o verão, diante do aumento das infrações ambientais neste período. Nesta quarta-feira (19), as equipes flagraram infrações nos municípios de Passo do Camaragibe e São Miguel dos Milagres.

O IMA autuou e interditou uma pousada no município de São Miguel dos Milagres por funcionamento sem licença ambiental de operação. Sem o documento do Instituto estadual, o empreendimento foi considerado irregular. A infração gerou multa de R$ 13.485 à pousada.

A operação conjunta tem o objetivo de manter a função da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC) em preservar o meio ambiente local. A parceria entre os dois órgãos tem a finalidade de coibir infrações na maior Unidade de Conversação federal marinha costeira do Brasil, sendo 80% desta área compreendida em território alagoano.

Em respeito à limpeza e preservação da fauna e flora locais, uma barraca foi retirada da faixa de areia da Praia de Marceneiro, localizada no município de Passo do Camaragibe. Ainda sobre a faixa litorânea, foi salientado à população a proibição do tráfego de veículos na faixa de areia, determinado pelo Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram/AL) em 2016.

A operação conjunta terá continuidade nos municípios que abrangem a APA Costa dos Corais, que vai de Maragogi a Maceió.