Meio Ambiente

IMA e Sedet investigam língua escura e mancha no mar de Ponta Verde

Redação | 27/11/18 - 12h53
Alberto Lima / TV Pajuçara

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e da Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente de Maceió (Sedet) estão investigando uma mancha escura que apareceu no mar de Ponta Verde, na manhã desta terça-feira (27). Eles estiveram no local e recolheram amostras da água para apontar o que está causando a mancha.

Imagens divulgadas em redes sociais, mostram que a água escura que causa a mancha sai de uma tubulação que passa por baixo da base da Oplit e já está na área de entorno das ruínas do antigo Alagoinha, num dos pontos mais frequentados por turistas em Maceió.

Em entrevista ao programa Fique Alerta, da TV Pajuçara, o coordenador de fiscalização ambiental do município, José Soares, declarou que uma estação elevatória foi rompida por causa da chuva forte que caiu em Maceió nesta madrugada.

"A galeria foi colocada para receber água de chuva, e como aconteceu uma chuva forte nesta madrugada, acredito que rompeu a barreira e toda a água que estava acumulada foi para o mar", disse. "Pela coloração da água pode haver contaminação de esgoto, pode ter gente fazendo gato nessa rede", continuou.

Já o gerente de Laboratório do IMA, Manoel Messias, informou que o resultado da coleta deve ser divulgado em 24 horas. "O objetivo da coleta é confirmar se há esgotamento sanitário presente na água. Temos um histórico nessa região, que quando chove, a drenagem da galeria recebe muita água, inclusive de esgoto. Pelo resultado de coliformes temos uma nova informação em 24 horas", destacou.