Alagoas

IMA representa Alagoas em reunião nacional do Ministério do Meio Ambiente

Ascom IMA | 27/01/21 - 22h57
Divulgação / IMA

O Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio da Secretaria de Qualidade Ambiental (SMQA) e com apoio do GIZ – Governo Alemão, convocou, na tarde desta última terça-feira (26), órgãos ambientais do Norte e Nordeste para uma reunião. O intuito é unificar dados para o desenvolvimento de aplicativo nacional sobre balneabilidade das praias.

Durante a conferência, que ocorreu de modo online, estiveram presentes os representantes do Gerenciamento Costeiro (Gerco) e a Gerência do Laboratório (Gelab) do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL). Dados e informações técnicas a respeito do monitoramento e qualidade das águas alagoanas foram repassadas.

Ricardo César, coordenador da Gerco do Instituto, explica que após compilar os dados de todos os Estados, o aplicativo será feito a nível nacional. E com isso mostrará a situação das praias brasileiras.

“A partir dessa disposição de informações, os órgãos ambientais podem adotar providências para que essas praias apresentem melhores condições de balneabilidade”, expõe.

O IMA/AL já dispõe de aplicativos e meios de divulgação que apresentam a balneabilidade em Alagoas para toda a população. Em razão da modernização dos trabalhos e constância do monitoramento na costa alagoana, o Estado está apto à fornecer as informações necessárias e contribuir para o aplicativo nacional.

O Laboratório de Estudos Ambientais do Instituto retornou com as análises de amostras de água das praias de Alagoas, após o período de suspensão devido a mudança de sede. As divulgações devem voltar em fevereiro. Para saber mais, acesse: http://www.ima.al.gov.br/balneabilidade-laboratorio-retoma-analise-praias/