Nordeste

Incêndio atinge antiga sede do Diário de Pernambuco

Diário de Pernambuco | 10/09/20 - 19h38
Leandro de Santana / Arquivo DP

Um incêndio atingiu o antigo prédio do Diario de Pernambuco, localizado na Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 6h35 e informou que foram encontrados fios de cobre queimados no fosso do elevador, o que teria causado o acidente. 

Segundo os Bombeiros, o incêndio foi de pequena proporção e as chamas foram contidas às 7h40. No prédio, que se encontra em desuso, foi possível notar sinais de arrombamento e pessoas que passavam foram vistas entrando no local. Não houve vítimas.

Revitalização

O prédio histórico não pertence mais ao Diario. O local abrigou a redação do jornal até 2004. O imóvel foi comprado pelo governo do estado há 15 anos e, de acordo com a Secretaria de Administração de Pernambuco, foi cedido ao Porto Digital. O parque tecnológico tem um plano de revitalização para casarão que inclui a construção de um edifício empresarial anexo.

O parque tecnológico chegou a lançar, em 2016, um concurso para escolher um projeto de requalificação do imóvel. Através do Concurso Porto Digital de Arquitetura para o Diario de Pernambuco, foram selecionadas 19 propostas para o conjunto arquitetônico de quatro prédios localizados no Centro do Recife adquiridos pelo Porto. O maior projeto é do casarão da antiga sede do Diario e está orçado em R$ 28 milhões. Mas ainda não saiu do papel. 

Marco histórico

O casarão foi construído em 1903 pelo então proprietário, o conselheiro Rosa e Silva. Durante o século 20, o prédio se tornou palco de acontecimentos históricos. Entre eles, a visita do ex-colaborador do jornal e então presidente da República José Sarney, em novembro de 1985, e ainda recepcionou a rainha Elizabeth 2, em visita a Pernambuco, no dia 2 de novembro de 1968. Uma foto da comitiva real britânica em frente ao prédio do jornal acompanhada de um texto intitulado "Rainha parou para ver o Diario", registrou o fato.