Brasil

Incêndio destrói igreja matriz e vítima é resgatada no interior da Bahia

Imagem de Jesus Cristo foi a única coisa que não queimou no altar

TNH1 com agências | 20/04/19 - 15h34
Igreja ficou completamente destruída | Reprodução / YouTube

Um incêndio destruiu, na madrugada deste sábado, 20, a igreja matriz de Monte Santo, no interior da Bahia. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma vítima, que estava dentro do local, foi resgatada e levada para uma unidade de saúde.

O fogo começou por volta das 3h. Sem unidade de Corpo de Bombeiros na cidade, os moradores tentaram apagar o fogo e carros-pipas foram usados para conter as chamas. Um grupamento da corporação de Juazeiro, que fica a cerca de 200 quilômetros de Monte Santo, atendeu a ocorrência. A construção data de 1927.

De acordo com informações do secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Ordem Pública, Zeliomar Almeida, os moradores apagaram as chamas já que não há Corpo de Bombeiros na cidade. Foram usados oito carros-pipa.

“Os voluntários e pessoas do grupo de teatro atuaram no início do incêndio com a retirada de bancos de madeira e imagens sacras. O fogo atingiu a sacristia, cortinas e o teto da igreja. Parte do material litúrgico foi destruído. O altar também foi atingido pelo fogo, mas mesmo assim a imagem de Jesus Cristo e de São José ficaram intactas às chamas”, afirma Zeliomar.

Veja vídeo feito por um dos moradores da cidade:

A equipe dos bombeiros já debelou as chamas e permanece no local para realizar o rescaldo. As causas do incêndio ainda são desconhecidas. O estado de saúde da vítima não foi divulgado.

Neste mês, a cidade recebe a Romaria de Todos os Santos, que atrai milhares de pessoas e tem 200 anos de tradição. Os participantes sobem o monte da cidade em direção ao Santuário Santa Cruz, com cânticos e rezas.

Reprodução / CBM-BA