Mundo

Indonésia prende brasileiro suspeito por fabricar cocaína e por tráfico

Uol | 06/08/22 - 13h14
Reprodução/Facebook/Agência Nacional de Narcóticos de Bali

A Indonésia anunciou, durante entrevista coletiva ontem, que prendeu um brasileiro por tráfico de drogas. A prisão, segundo as autoridades locais, foi feita no final de julho. Junto ao brasileiro, também foram detidos um britânico e um mexicano.

De acordo com o chefe da agência de narcóticos da província de Bali, Gde Sugianyar Dwi Putra, foram encontradas 844 gramas de cocaína com o grupo, além de quantidades de maconha e MDMA, substância conhecida popularmente como ecstasy.

Ainda segundo as autoridades da Indonésia, o suspeito britânico é apontado como o distribuidor de nível mais baixo dos três e o brasileiro tinha o papel de fabricar as drogas. Já o mexicano é acusado de ser o chefe da rede de distribuição de drogas.

"Ainda estamos conduzindo a investigação. A entrada da cocaína provavelmente vem da Europa, porque essa rota de entrada da cocaína é específica", disse Sugianyar.

"Ela é produzida na América do Sul, enviada para a Europa, e da Europa é espalhada para outros países, inclusive pela Indonésia", afirmou.

Pena varia de prisão a sentença de morte

De acordo com o chefe da agência de narcóticos, os suspeitos poderão ser punidos conforme a Lei de Narcóticos da Indonésia, que prevê pena de cinco anos de prisão até sentença de morte para traficantes que distribuem vários tipos de drogas.

O Escritório das Nações Unidas (ONU) sobre Drogas e Crime diz que a Indonésia é um importante centro de contrabando, em parte porque os sindicatos internacionais de drogas têm como alvo sua população jovem.

A Agência Nacional de Narcóticos da Indonésia estima que existam 5,6 milhões de usuários de drogas no país de 270 milhões de pessoas.