Nordeste

Infestação de pulgas interdita setor de hospital em Pernambuco

Diário de Pernambuco | 11/12/19 - 08h41
Hospital das Clínicas, em Pernambuco | Alice Souza/Diário de Pernambuco

O setor de Triagem Obstetrícia do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária, foi interditado por causa de uma infestação de pulgas. O setor foi interditado na última sexta-feira (6) e, segundo a assessoria do Hospital, o atendimento integral foi reestabelecido nesta terça-feira (10). O serviço foi transferido para outro andar. 

De acordo com o hospital, a interdição teve como objetivo realizar o serviço de dedetização e desinfecção do local que foi infestado por pulgas. Com isso, foi necessário reduzir o atendimento para readequação durante o fim de semana e segunda-feira (9), assistindo as gestantes que já estavam no local e as possíveis demandas espontâneas e suspendendo os encaminhamentos de gestantes vindas da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). 

Por nota, a unidade esclareceu "que todas as atividades feitas na Triagem Obstétrica continuam sendo realizadas integralmente, sem prejuízo à assistência, em outro andar do hospital". Em relação à infestação de pulgas, o HC afirmou que "tem se empenhado para solucionar o problema definitivamente. Além da dedetização, a unidade buscou parceria com equipe do Centro de Vigilância Ambiental da Prefeitura da Cidade do Recife para examinar os cachorros que transitam nos arredores do HC e iniciar o tratamento adequado. Além disso, o HC tem buscado parcerias com ongs para adoção desses cachorros bem como o reforço junto à comunidade hospitalar para não alimentar esses animais".

Segundo pacientes entrevistado pelo Diario de Pernambuco, é comum ver gastos, cachorros e muitos pombos nos arredores do hospital. "Quando você olha lá do sexto andar para baixo, vê muitos gatos. Não incomoda tanto e já vi eles sendo vacinados aqui. O que incomoda mais são os pombos, que ficam voando baixo. Como tenho um filho com imunidade baixa, fico com medo de ele pegar alguma doença", disse a dona de casa Severina Neta, 38 anos. 

Em nota, a Secretaria de Saúde do Recife informou que vai realizar, em parceria com a UFPE, uma ação para controle dos ectoparasitas (parasitas externos) nos animais e também no ambiente. Equipes de Vigilância Ambiental também já estiveram no Hospital das Clínicas, outras vezes, para fazer dedetização na unidade, disse o órgão.