Saúde

Influenza: unidades de saúde de Maceió serão reabastecidas na segunda

03/04/20 - 14h19
Ascom SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu mais um lote de vacinas para  a campanha contra a influenza, na tarde desta sexta-feira (3). Com isso, as unidades de saúde que serão reabastecidas na segunda-feira (6) e seguirão  imunizando o público-alvo.

De acordo com a gerente de Imunização da SMS, Eunice Amorim, será seguido o cronograma de distribuição que contempla todas as unidades. “Nós lembramos que a primeira fase da campanha segue até o dia 15 de abril, vacinando idosos e trabalhadores da saúde, mas já contamos com um balanço bastante positivo do público imunizado”.

Com mais de 90 mil doses aplicadas, a SMS já contabiliza quase 90% dos idosos imunizados, meta preconizada pelo Ministério da Saúde, e mais de 57% dos profissionais da área da saúde.

Vacinação nas casas e instituições hospitalares

A imunização segue nas unidades de saúde de Maceió para o público-alvo, mas idosos acamados serão vacinados em casa. Para realizar o cadastro e agendar a vacinação dos idosos acamados, basta ligar para a Gerência de Imunização da SMS pelo telefone 3312-5589 ou enviar e-mail para acamadosmaceio@gmail.com, com nome, idade, endereço, ponto de referência e telefone para contato.

Já os profissionais da área da saúde também serão imunizados em seus locais de trabalho. Aqueles profissionais que forem se vacinar nos postos volantes ou unidades de saúde devem comprovar vínculo empregatício, apresentando crachá, contracheque ou declaração da instituição em que trabalha.

Fases da Campanha

A primeira fase contempla idosos e trabalhadores da saúde e iniciou na última segunda-feira (23). Voltada para caminhoneiros, motoristas de transporte público, portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e doentes crônicos, a segunda fase da campanha começa dia 16 de abril. Na etapa seguinte, que inicia dia 9 de maio, serão vacinados professores, crianças de seis meses a 5 anos, gestantes, puérperas, população indígena, adultos de 55 a 59 anos, população privada de liberdade e portadores de condições especiais. A intenção é imunizar, pelo menos, 90% de cada público-alvo

Pessoas que apresentarem sintomas respiratórios ou febre não deverão comparecer para a vacinação enquanto houver a presença desses sintomas, podendo ser vacinadas após a melhora da condição.