O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) disparou um alerta amarelo de potencial perigo de chuvas para Maceió e outras 16 cidades de Alagoas. O aviso é válido até às 23h59min desta sexta-feira (16), porém pode ser estendido.
De acordo com informações do Inmet, há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco. Deve chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos de 40 a 60km/h.
É recomendado evitar enfrentar o mau tempo e também usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Também é aconselhado observar alterações nas áreas de encostas.
Mais informações podem ser obtidas através da Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).
Veja as cidades em alerta de chuvas:
- Barra de Santo Antônio
- Campestre
- Colônia Leopoldina
- Jacuípe
- Japaratinga
- Joaquim Gomes
- Jundiá
- Maceió
- Maragogi
- Matriz de Camaragibe
- Novo Lino
- Paripueira
- Passo de Camaragibe
- Porto Calvo
- Porto de Pedras
- São Luís do Quitunde
- São Miguel dos Milagres
SEMARH emite Estado de Atenção
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/SEMARH/AL) enviou um comunicado nesta quinta-feira (15) afirmando que monitora as condições meteorológicas atuais e os modelos numéricos de previsão do tempo no estado de Alagoas.
De acordo com a SEMARH, as rodadas mais recentes desses modelos indicam a possibilidade de pancadas de chuva que podem gerar acumulados significativos, acompanhadas por rajadas de vento para as regiões ambientais do Litoral com maior intensidade para metade norte, incluindo a região metropolitana de Maceió e Zona da Mata do Estado de Alagoas a partir desta quinta-feira (15), podendo se estender pelo
menos até o sábado (17).
"A atuação de cavados em baixos e médios níveis da atmosfera, associado a distúrbios ondulatórios de leste sobre o Oceano Atlântico na costa leste da região Nordeste do Brasil, está favorecendo a formação de áreas de nebulosidade convectiva e o escoamento em baixos níveis pode gerar rajadas de vento de intensidade moderada. Há previsão de chuva de intensidade moderada no Estado de Alagoas. Atenção especial para as regiões do Litoral e Zona da Mata, onde a formação de instabilidades pode gerar acumulados de chuva mais expressivos", disse o comunicado.
*Estagiário sob supervisão