Alagoas

Inscrições para o programa Educação para o Emprego se encerram nesta sexta-feira

Ascom Seduc | 09/06/22 - 19h10
Foto: Reprodução/Ascom Seduc

Se você é estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nível Médio e matriculado na rede estadual de ensino, não perca essa chance de se tornar mais qualificado e competitivo para o mercado de trabalho, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está com inscrições abertas para novas turmas do programa Educação para o Emprego. O cadastro para as classes de junho pode ser feito até esta sexta-feira (10) nas escolas estaduais, mas, já na segunda-feira (13), serão abertas as inscrições para os grupos de alunos do mês de julho.

Vinculado ao programa Vem que dá Tempo – que estimula a retomada dos estudos para jovens e adultos que estavam afastados da escola - o Educação para o Emprego consiste em um curso com orientações para o mercado de trabalho, onde são trabalhados temas como elaboração de currículos, técnicas de procura de emprego, planejamento financeiro e empreendedorismo. Ao todo, a formação conta com carga horária de 40 horas distribuídas em dez encontros de quatro horas cada e, ao  final do curso, o aluno recebe certificado.  A cada mês são oferecidas 1000 vagas para todo o estado e estudantes que estão concluindo a 3ª série do ensino médio também podem se matricular.

O curso é oferecido nas escolas estaduais dos municípios de Maceió, Arapiraca, Penedo, Porto Calvo, Piaçabuçu, Branquinha, Messias, Barra de Santo Antônio, Santa Luzia do Norte, Maribondo, Coqueiro Seco, Matriz de Camaragibe, Batalha, Major Isidoro, Piranhas, Delmiro Gouveia, Cajueiro, Boca da Mata, Teotônio Vilela e Estrela de Alagoas. Desde que começou a ser ofertado na rede estadual de ensino, no mês de dezembro de 2021, o Educação para o Emprego já beneficiou mais de 4.500 pessoas.

À frente da Seduc, a secretária professora Roseane Vasconcelos, conta que o programa Educação Para o Emprego tem feito a diferença na vida de milhares de alagoanos. “Nós iniciamos este programa ainda no ano passado e já tivemos inúmeros de ex-alunos inseridos no mercado de trabalho. É um curso completo, objetivo e curto, visando as pessoas que precisam de capacitação de forma mais rápida, sem perder a qualidade”, explica.