Mundo

Inspetores entram em Duma para investigar suposto ataque químico

17/04/18 - 16h26
Reprodução

Uma equipe de inspetores internacionais da Opaq (Organização para a Proibição de Armas Químicas) chegou nesta terça-feira (17) a cidade de Duma, na periferia de Damasco, capital da Síria, para investigar o suposto ataque químico no dia 7 de abril, afirmou a agência estatal síria.

A missão esperava há dias autorização da Síria e da Rússia para entrar na região de Ghouta Oriental, que era dominada por rebeldes na ocasião do ataque.

A ONU (Organização das Nações Unidas) afirma que 40 pessoas morreram e outras 500 foram feridas pela ofensiva química, que motivou o bombardeio aéreo conjunto de Estados Unidos, França e Reino Unido contra a Síria na última sexta-feira (13).

O ditador Bashar al-Assad nega participação no ataque em Duma. Já o governo russo afirma que as imagens do suposto uso de armas químicas foram forjadas.

A visita dos inspetores da Opaq ao local deveria ter ocorrido na segunda (16), mas acabou sendo adiada. O governo britânico disse que Damasco e Moscou impediram a ida dos agentes à Duma.

O vice-chanceler russo, Serguei Ryabkov, justificou o adiamento pela falta de garantias de segurança aos especialistas da Opaq na ocasião.