Justiça

Instituições inauguram Casa da Mulher Alagoana para combater violência doméstica

TNH1, com Dicom TJ/AL | 08/01/21 - 19h31
Caio Loureiro/Dicom TJ

Em parceria, Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) e Governo de Alagoas inauguraram a Casa da Mulher Alagoana Nise da Silveira, que receberá diversos serviços de apoio às mulheres.

De acordo com o presidente do TJAL, Tutmés Airan, o equipamento vai fortalecer o combate à violência doméstica no estado. 

"Tenho muito orgulho dessa obra. Ela veio para reforçar o combate a esse crime covarde e insidioso, praticado muitas vezes em um espaço que deveria ser de amor e proteção", lembrou o desembargador.  

A Casa da Mulher Alagoana Nise da Silveira reunirá Juizado, Delegacia Especializada, Patrulha Maria da Penha, Defensoria, Ministério Público e outros serviços voltados para a proteção das vítimas de violência doméstica. Funcionando na Praça Sinimbu, no Centro, o local contará ainda com alojamento temporário, salas de atendimento psicossocial, brinquedoteca e centro de mediação e conciliação.

A secretária da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas, Maria José da Silva, parabenizou pela iniciativa e disse ser preciso mudar o quadro de violência doméstica no estado. "Precisamos diminuir os índices desse crime e, para isso, é fundamental que os poderes se unam. Juntos somos mais fortes", ressaltou.

Um programa de encaminhamento das mulheres para capacitação e emprego também funcionará na estrutura, por meio de parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL). De acordo com a coordenadora da Casa, Érika Lima, concentrar os órgãos em um só espaço vai evitar que a mulher percorra "uma verdadeira via crucis" na hora de denunciar ou buscar proteção. "Elas não precisarão mais andar de órgão em órgão. Aqui terão um atendimento humanizado, sem preconceito", garantiu.