Geral

Inundação ou enchente? Saiba a diferença

04/07/22 - 13h58
São Miguel dos Campos: uma das cidades inundadas no final de semana

A temporada de fortes chuvas atinge o estado alagoano desde maio, e no final de semana a situação foi dramática. Capital e interior enfrentaram transtornos, em diferentes graus, de acordo com o volume d'água. 

Embora tratadas como sinônimos, os conceitos dos impactos causados pelas chuvas são diferentes. Termos como enchente e  inundação são, muitas vezes, usados de forma equivocada. Entenda a diferença. 

INUNDAÇÃO - A inundação é o transbordamento de um curso de água, quando a drenagem não é capaz de conter a vazão das chuvas. Existem três tipos de inundações:

Inundação fluvial: quando fortes chuvas causam o transbordamento de rios e lagos;
Inundação marítima: originada por grandes ondas e ressacas;
Inundação artificial: causada por falhas humanas; por exemplo, o rompimento de barragens.

Veja as últimas notícias sobre chuva em Alagoas. 

A degradação da vegetação original, impermeabilização do solo e lançamentos de entulhos nas margens e canais de drenagem são alguns agravantes para os desastres relacionados às fortes chuvas.

Para prevenção dos impactos, pode ser feita a limpeza periódica das drenagens, até a realização de obras estruturais - como trincheiras de infiltração -, para a redução da ocorrência e intensidade dos eventos extremos.

ENCHENTE - é o aumento do nível da água no canal de drenagem em função do aumento da vazão, atingindo a cota máxima do canal, porém, sem que isso gere transbordamento.