Rota dos Milagres: todos os desaparecidos têm ligação com o crime organizado, diz SSP

Publicado em 14/04/2026, às 09h06
TV Pajuçara
TV Pajuçara

Por TNH1

A SSP informou que todos os casos de desaparecimento registrados na região da Rota Ecológica dos Milagres têm ligação direta ou indireta com o tráfico de drogas e o crime organizado. Segundo o órgão, investigações de inteligência apontam que os desaparecidos tinham antecedentes criminais, vínculos com facções ou dívidas com o narcotráfico.

De acordo com a SSP, as ocorrências estão relacionadas a dinâmicas internas do crime organizado, como disputas territoriais, cobranças, punições por suspeita de delação e descumprimento de regras.

O secretário Flávio Saraiva afirmou que parte dos desaparecidos pode ter fugido como forma de sobrevivência, mas não descartou a possibilidade de mortes violentas.

Ao todo, 19 pessoas estão desaparecidas — 18 homens e uma mulher — em municípios como Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe. O levantamento também identificou a atuação de grupos como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e facções ligadas ao Comando Vermelho na região.

Resumo gerado por IA

A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) informou, na manhã desta terça-feira (14), que as 19 pessoas desaparecidas na região da Rota Ecológica dos Milagres têm ligação direta ou indireta com o tráfico de drogas e o crime organizado. 

De acordo com o trabalho de inteligência da SSP/AL, os desaparecidos possuem antecedentes criminais, vínculos com organizações criminosas ou dívidas relacionadas ao narcotráfico. As investigações apontam ainda que dinâmicas internas dessas facções estão por trás dos casos, como disputas territoriais, cobranças de dívidas, punições por suspeita de delação e descumprimento de regras impostas pelos próprios grupos.

O secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, afirmou que há indícios de que algumas pessoas desaparecidas fugiram por sobrevivência, sem deixar rastros. No entanto, ele não descarta a possibilidade de que elas tenham sido vítimas de ações violentas.

Os registros envolvem ocorrências nos municípios de Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe. De 19 desaparecidos, 18 são homens e uma mulher. A maioria residia na própria região, embora haja casos de pessoas de outros municípios e de estados como Sergipe e Pernambuco.

Confira a lista de desaparecidos:

  • Nicolas Jhonathan;
  • Bruno Viana;
  • Andreas Denicio Borges Barros;
  • Eduardo dos Santos;
  • Guilherme Santos;
  • Pedro Willian;
  • Alefi José de Lima;
  • Marcondes Alves;
  • Jo Mario da Silva;
  • Diego Lourenço;
  • Maria Vitória Chaves da Silva;
  • Glauco Gabriel Omena;
  • João Victor Pinto;
  • Paulo Emanuel;
  • Ronilson Santos da Silva;
  • Carlos Gabriel Rodrigues;
  • Cristiano Henrique Pinto;
  • Diego Lucas Ferreira;
  • Laudevânio Silva dos Santos.

Quatro grupos

O levantamento da SSP/AL identificou a atuação e rivalidade de pelo menos quatro grupos criminosos na região: a Tropa do Kebinho, ligada ao Comando Vermelho; o Trem Bala do CV; o Primeiro Comando da Capital (PCC), facção rival; e a Tropa dos Crias, com base em São José da Coroa Grande (PE) e também associada ao PCC.

A Rota dos Milagres pode e deve continuar sendo um destino tranquilo para turistas de todo o Brasil e do mundo. E nenhum desses casos está sendo desprezado: desde o primeiro relato, estamos apurando. A Polícia Civil tem se empenhado para solucionar cada um deles e dar uma resposta às famílias. Isso é uma obrigação nossa e não vamos abrir mão dela", afirmou o secretário.

Gostou? Compartilhe