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Investimentos anunciados pelo ministro Renan Filho têm boa repercussão

Em 6 de Fevereiro de 2023 às 15:00

Investimentos anunciados pelo ministro Renan Filho têm boa repercussão

O governo federal anunciou um investimento de 1,7 bilhão de reais em melhorias nos setores rodoviário e ferroviário do país. O objetivo é retomar e intensificar as obras, preparar as rodovias para o período das chuvas, diminuir o número de acidentes graves nas estradas e garantir o escoamento da safra agrícola. A ação faz parte do Plano de 100 Dias do Ministério dos Transportes. Especialistas em Infraestrutura e Transporte avaliam os impactos do investimento.

O ministro dos Transportes, senador Renan Calheiros Filho (MDB/AL), anunciou na semana passada que o governo federal vai fazer investimento de R$ 1,7 bilhão para melhorias de rodovias e ferrovias no Brasil, visando preparar a infraestrutura desses setores para suportar o período de chuvas e facilitar o escoamento da safra agrícola.

A meta é entregar 861 km de estradas pavimentadas, revitalizadas e sinalizadas, até o mês de abril deste ano, incluindo construção e revitalização de 72 pontes e viadutos. Em Alagoas, a ação anunciada por Renan Filho, ex-governador do Estado, contempla a rodovia BR-101.

Intitulado de “Plano de 100 Dias”, o investimento é prioridade do ministério e foi avaliado por especialistas em Infraestrutura e Transporte para o portal “Brasil 61”:

Roberto Guimarães – diretor de Planejamento e Economia da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB): “Buraco em rodovia sem manutenção, rodovia sem estar duplicada aumenta o custo do transporte, aumenta o custo do pneu, do óleo diesel, gasta mais óleo. Então é muito importante investir nas rodovias não concedidas à iniciativa privada. E se não foram concedidas ainda, é porque não tem o retorno econômico para o setor privado comprar. Então é papel do estado mantê-las. O benefício é redução de custos, do Custo Brasil, da poluição, porque quanto menos tempo o caminhão fica na estrada, ele gasta menos combustível e polui menos. O investimento em rodovia é redução de acidentes.”

Gildemir da Silva – professor de Economia de Transportes da Universidade de Brasília (UnB): “No momento em que diminui custos logísticos, o produto tem um valor menor no mercado. E aí ele entra em competitividade com outros produtos de valores menores em outros países. Então, investir em rodovia faz com que o custo logístico diminua, o que diminui o custo do produto final. O produto final, sendo de menor preço, fica mais competitivo no mercado internacional. Existem duas vertentes. Primeiro no processo de construção e manutenção [das rodovias] que gera recursos e empregos. E no segundo momento na operação, que também gera empregos. E hoje com a indústria 4.0, esses empregos podem ser de alta tecnologia. Como aumenta a competitividade, as indústrias nacionais, o agronegócio e a mineração alavancam certos trabalhos também, porque o volume aumenta, e aí precisam de mais gente trabalhando.”

Sobre o investimento anunciado pelo governo para o setor ferroviário diz Roberto Guimarães, da ABDIB, que a malha ferroviária brasileira atualmente é pequena e serve, basicamente, para transporte de minério de ferro e de soja:

“É um investimento estruturante. E o setor privado não faz isso sozinho. O que é estruturante? Você vai de um lugar A para B que nem sempre tem a demanda. Mas você faz a ferrovia primeiro e depois vai gerar todos os adensamentos ao longo da ferrovia. Então é muito importante o país estar pensando em melhorar o seu modal de transporte, colocar mais ferrovias, com parcerias público-privadas. Então é preciso ter nas ferrovias parceria público privada, com todos os benefícios: redução de poluição, melhora no transporte e redução do Custo Brasil.”

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