Mundo

Irã registra terremoto de magnitude 4,5 perto de usina nuclear

Zero Hora | 08/01/20 - 09h52
Reprodução/Mehrnews

Um terremoto de magnitude 4,5 foi registrado, nesta quarta-feira (8), em uma região do sudoeste do Irã, onde fica a central nuclear de Bushehr, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Não houve relato de vítimas ou danos.

O tremor ocorreu às 6h49 locais (0h19 em Brasília) e afetou uma zona situada 17 km ao sudeste da cidade de Borazjan. O epicentro do terremoto foi registrado a 10 km de profundidade.

O abalo também foi sentido na cidade de Bushehr, onde está a central de mesmo nome, indicou a agência oficial de notícias IRNA, citando uma autoridade dessa infraestrutura. Em declaração à Irna, o diretor da célula de crise da província, Jahangir Dehghani, confirmou que não houve vítimas, nem danos, até o momento.

O tremor acontece duas semanas depois de um terremoto de magnitude 5,1 ocorrido na mesma região. A central nuclear de Bushehr, que produz mil megawatts, foi construída pela Rússia e começou a funcionar em setembro de 2013.

Em 2016, empresas russas e iranianas começaram a construir dois reatores de mil megawatts em Bushehr. A obra deve durar cerca de dez anos.