Justiça

Irmãos Boiadeiro são condenados por crimes cometidos em Batalha

Dayane Laet com Ascom TJ-AL | 05/02/19 - 07h33
Irmãos Boiadeiro são condenados | Ascom TJ-AL

Após longo julgamento que durou até a madrugada desta terça-feira (4), foram condenados os irmãos Boiadeiro e um terceiro envolvido pela morte de Edivaldo Joaquim de Matos e Samuel Theomar Bezerra Cavalcante Júnior, em maio de 2006, no município de Batalha, no Sertão de Alagoas. A pena também incluiu a tentativa de homicídio contra Theobaldo Cavalcante Lins Neto. O júri foi presidido pelo juiz John Silas da Silva.

José Márcio Cavalcanti de Melo, o Baixinho Boiadeiro, foi condenado a 45 anos e 10 meses de prisão. O irmão de Baixinho, José Ancelmo Cavalcanti de Melo, o Pretinho Boiadeiro, foi condenado a 58 anos e 04 meses de reclusão. Já Thiago Ferreira dos Santos, o Pé de Ferro, cumprirá 58 anos e 04 meses de prisão. Outros dois acusados, José Marcos Silvino dos Santos, o Tigrão, e Emanuel Messias de Melo Araújo, o Manuel Boiadeiro, já morreram.

Segundo os autos, Edvaldo e Samuel eram segurança e cunhado, respectivamente, do então prefeito de Batalha, Paulo Dantas. 

O Caso

Testemunhas relataram que os acusados e as vítimas estavam em bares vizinhos no centro da cidade, e o conflito começou quando a mulher identificada como Karen, que acompanhava Emanuel Boiadeiro na ocasião, iniciou uma discussão com Marina Dantas, esposa do prefeito.

A denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) disse que Emanuel Messias de Melo Araújo, o Manuel Boiadeiro, hoje já falecido, teria efetuado os disparos contra as três vítimas. Mas o promotor Antônio Villas Boas sustentou que todos são culpados.